Páscoa na Espanha: tradições
A Semana Santa é uma dos feriados mais importantes da Espanha: além de não ter aula nas escolas na semana inteira, muita gente acaba emendando no trabalho – já que é feriado quinta e sexta em grande parte do país – e essas são as férias de primavera. Nas estradas, MUITO trânsito! Esse é um dos feriados com maior movimentação de veículos nas rodovias espanholas.
Assim como outros países católicos e cristãos, a Espanha também celebra a Páscoa com procissões, encenações da via Crucis, etc., especialmente no sul do país – com destaque para Sevilha. No meu primeiro ano aqui, esqueci completamente da procissão e quase fui esmagada em Sol por uma multidão (ok, ok, isso é um pouco de exagero, mas passei sufoco de verdade!).
O evento que parece ser o mais interessante em Madrid, mas ao qual nunca assisti, é a Tamborrada: quando várias pessoas “invadem” a Plaza Mayor tocando tambores para anunciar a ressurreição de Cristo. Acontece no domingo.
E a comida?
Sim, tem comida típica. Sim, tem ovo de Páscoa. Não, não é tão bom quanto no Brasil. Normalmente eles são vendidos em docerias e só estão disponíveis com chocolate ao leite, ou seja, não tem nada demais, infelizmente!
Em 2018, para matar a saudade encomendei dois ovos de Páscoa com a Andréa e estavam maravilhosos!
Ver essa foto no Instagram
Por aqui, a comida típica também o bacalhau, mas que é preparado de uma maneira diferente da que comemos no Brasil, porque é feito com grão de bico e feijão branco e tem um caldinho, como se fosse uma sopa mais consistente. O prato se chama potaje e é bem gostoso. Mas as famílias espanholas não têm tanto o costume de se reunir para almoçar junto na sexta-feira como acontece no Brasil e o potaje não é tão onipresente.
Outra coisa típica de Páscoa são as torrijas, também conhecidas no Brasil como rabanadas. Aqui elas são molhadinhas e podem ser feitas com leite, vinho ou também com recheios variados, como creme e nutella. Essa da foto é dos restaurantes Cinco Jotas.
Semana Santa em Madrid em 2024
Depois de dois anos praticamente sem celebrações, a Semana Santa volta a ser celebrada em Madrid com suas procissões, concertos, tamborrada, etc. A programação completa está disponível aqui.
Quem preferir ficar com o lado gastronômico, recomendo a Rota de Torrijas.
Bom feriado!
Escreva um comentário