Lojinhas de museus
Há uns 10 dias, eu lancei no facebook do blog (curte lá!) uma pergunta sobre onde comprar lembrancinhas de Madrid e um dos leitores respondeu: nas lojas dos museus. Faz um tempão que estou para escrever um post sobre as lojas de museus porque elas simplesmente me encantam!
Ok, eu sei que estamos no museu e é muito mais importante toda a arte exposta do que as bugigangas que você encontra na saída, mas é quase inevitável comprar alguma coisa, seja um postal com a imagem de uma obra, uma bolsa, um livro. Não só é uma maneira de levar uma lembrança de Madrid consigo, como pode ser uma lembrança bem criativa porque essas lojas têm de tudo, para todos os gostos, bolsos e idades.
Um exemplo para quem está disposto a gastar mais e gosta de joias? O Museo Thyssen tem coleções exclusivas de joias feitas por designers e que são inspiradas em determinado artista ou obra. E são super elegantes (pelo menos a maioria delas)!
Ou você pode partir pela fetichização total da mercadoria e comprar uma bolsa inspirada numa obra de Hopper ou então comprar para o sobrinho um livro de arte criativo que ensina a pintar como Dalí ou sei lá o quê.
Dentre as lojinhas de museus, as que eu mais gosto são a do Thyssen, do Caixa Forum, da Casa Encendida e da Fundación Telefónica. Nas quatro, o acesso é gratuito, ou seja, você não necessariamente precisa (pagar para) entrar no museu e ter acesso à loja.
A do Thyssen é, para mim, a mais bacana porque é bem variada! Tem postais e posters das obras, tem jogos e livros infantis, livros sobre arte para adultos, produtos pessoais (como as joias, bolsas, camisetas, cadernos) e também para a casa, desde objetos mais decorativos, como relógios, a porcelanas. Além disso, a loja é bem ampla e dá para ver tudo tranquilamente, ao contrário da loja do Reina Sofía, que também é bacana, mas muito apertada e sempre está lotada!
Já a lojinha do Caixa Forum é ótima para quem busca livros, cds, dvds e coisas inúteis que sempre te deixam morrendo de vontade de comprar, como bonequinhos, bloquinhos, adesivos, etc. No mesmo estilo é a da Fundación Telefónica.
E pra completar tem a da Casa Encendida, para quem gosta de produtos naturebas. Tem desde café colombiano (e brasileiro!) até produtos de cuidado para o corpo, rosto de comércio justo, tem bijouteria, livro infantil, bolsas. Tudo bem colorido e seguindo a linha ambientalmente e socialmente responsável.
Escreva um comentário