Tours por Madrid
Madrid recebe milhões de turistas por ano. Para ser mais exata, no ano passado foram mais de 4,4 milhões de turistas na Comunidade madrilenha. A cidade, obviamente, conta com uma grande infraestrutura para receber esses turistas e um dos aspectos mais interessantes é o de tours pela cidade. Há muitas opções de passeios organizados por empresas (de variados portes) e com diferentes objetivos.
Além dos tours que mostram o básico, tem aqueles bem específicos. Na semana passada, tive a oportunidade de participar de um deles, oferecido pela Detente Madrid, e achei que seria boa ideia dar a dica de algumas opções que podem ser encontradas por Madrid.
– Free Tour Sandemans New Europe
Essa empresa já está presente nas principais capitais europeias. Funciona mais ou menos assim: estudantes locais ou estrangeiros são os guias e o tour básico é gratuito, você paga o quanto quiser ao final (tem gente que paga 2 euros, tem quem pague 20).
Em algumas cidades, há a opção de outros tours mais específicos, mas esses costumam ser pagos (cerca de 12 a 14 euros). Fizemos um em Berlim em 2010 sobre Berlim oriental e ocidental e adoramos. Aqui em Madrid, infelizmente, só há três opções: o free tour, o tour de tapas e o Pub Crawl, que não é exatamente turístico… é um tour de bares e baladas.
Fiz o free tour logo que cheguei aqui em Madrid, em outubro de 2011, e achei muito legal para quem realmente está interessado em conhecer um pouco da história da cidade. No finalzinho, o tour fica um pouco cansativo porque é um pouco longo e todo o passeio é feito à pé.
Minha recomendação é fazer esse tour assim que chegar, anotar o que gosta mais e voltar depois. Não recomendaria para quem crianças muito pequenas, nem idosos. O problema é que todos os tours são ou em inglês ou espanhol. Todas as informações estão aqui.
A Prefeitura de Madrid oferece diversos tours oficiais, com preços entre 5,90 euros e 6,90 euros (para quem quer fazer o tour com a bicicleta alugada).
Nesta primavera há três tours chamados de Madrid imprescindíveis: 1- Los Austrias y La Latina; 2 – Cervantes y el Barrio de las Letras; 3- Parque del Retiro y el Paseo del Arte. O lado bom?? O roteiro 1 está disponível em português!
Há dois tours para serem percorridos em bicicletas, ambos em inglês ou espanhol. E outros que são novos e também disponíveis só nestes dois idiomas, como “Madrid, cenário de cafés e novelas” e “Madrid da movida” (ebaaaa!).
Para quem está na cidade com crianças (que falem inglês ou espanhol), também há algumas opções de passeio, como o de tesouros de Madrid e os segredos do Retiro.
Os horários, pontos de partida e pontos da cidade percorridos estão todos aqui.
Se o seu negócio é moda, Madrid também oferece muitas opções que vão muito além do básico que eu falei aqui. A Detente Madrid realiza tours com uma personal shopper, que dá dicas das melhores lojas para comprar roupas, acessórios, artigos de decoração, etc. Fizemos a rota vintage, por Malasaña, e adoramos! Eles também promovem outros dois tours, com preços a partir de 14 euros por pessoa e com horário marcado.
Bom para quem vai passar mais tempo na cidade e já conhece um pouquinho. Em espanhol!
Com certeza, La Casa Encendida será tema de posts por aqui, porque eu adoro esse lugar. É um centro cultural pertinho de Atocha, onde acontece de tudo: exposições, shows, palestras, mostras de cinema, cursos, etc. Às vezes eles realizam alguns tours pela cidade com um enfoque diferente. No dia 02 de junho, domingo, acontece o tour para conhecer Madrid desde a perspectiva das novelas – feito com bicicletas; em julho será a vez de Madrid da pintura. Os passeios custam 16 euros e incluem o aluguel da bici e todo equipamento.
Os tours são feitos em parceria com a empresa Pangea, especializada em passeios com bicicleta, e no site deles é possível encontrar outras opções, como passeios pela serra de Madrid, por exemplo.
Conhecem outras opções?? Recomendam algo? Dicas são sempre bem-vindas! Quem sabe logo, logo não surge o “tour Esto es Madrid, Madrid”?? 🙂
Escreva um comentário