Trens “temáticos” na primavera
(Post atualizado em abril de 2016)
Ok, sei que já estou ficando cansativa com a questão do clima estar melhorando, mas é que realmente tudo muda por aqui com a chegada da primavera. Sem contar que os dias já estão ficando beeeem mais longos (são 21h e ainda não está completamente escuro)…
Como usuária assídua de trem, já estou cansada de ouvir e ver as propagandas sobre alguns trens temáticos que começam a funcionar agora na primavera e que parecem bem interessantes, principalmente para quem vai ficar mais tempo na cidade, para famílias com crianças ou quem mora aqui – ou quem já é um pouquinho mais maduro e experiente, porque juro que consigo imaginar minha vó e sua turma da terceira idade se divertindo horrores nesses passeios.
Bom, chega de enrolação e vamos ao tema:
De 09 abril até 04 de junho, quase todos os sábados sai da estação de Chamartin, às 10h da manhã, um trem com destino à cidade de Siguenza. A viagem é curtinha (1h25), mas o destaque fica para o trem, no qual se escuta música medieval, há animação de trovadores, malabaristas e se pode provar as tradicionais “yemas” artesanais, um doce bem típico feito com gemas de ovos que tem uma cara bem parecida à do quindim.
O bom é que você não precisa se preocupar com nada porque a passagem (que custa 30 euros por pessoa ida e volta) inclui não só a viagem, mas também visita guiada, entrada a monumentos, degustação de doces, além de dar descontos em restaurantes. A cidade é pequeninha, mas cheia de história, com direito a castelo, catedral, muralha, etc. A cidade parece ser bem charmosa – a família materna do meu namorado é da região e ele disse que, sim, merece o passeio.
Só o fato de contar com o título de “cidade onde nasceu Cervantes”, que divide com Shakespeare o posto de maior escritor do mundo, já conta muitos pontos para esse passeio. Mas não é só isso! Os passageiros do trem, que sai todos os sábados às 11h05 de Atocha até 03 de dezembro (exceto em agosto), serão recebidos por animadores vestidos com roupas da época do século de Ouro e representarão trechos da obra de Cervantes até chegar à Alcalá, num trajeto que custa cerca de meia hora.
Já na cidade, os turistas contam com um guia que os dividirá em grupos menores e lhes mostrará alguns pontos turísticos da cidade, como a casa onde nasceu o escritor, a Calle Mayor, a Plaza de Cervantes, etc. O trem sai só às 18h50, então há bastante tempo para explorar a cidade por conta própria também ou, se preferir, voltar mais cedo em qualquer trem que vá para Atocha. A viagem custa 22 euros por pessoa.
Se você quiser saber o que ver em Alcalá, confira esse post.
Escreva um comentário