Dicas para aproveitar o verão em Madrid
(Atualizado em julho/2021)
Se tivesse um gráfico que mostrasse o número de pessoas que estão na cidade de Madrid em todos os meses do ano, esse gráfico ia revelar uma queda brusca entre julho e agosto porque todos os madrileños que podem escapam da cidade para um lugar mais fresco ou com praia, já que o calor na cidade é infernal nessa época. Mas se você é um dos poucos (des)afortunados que estão aqui, deixo algumas dicas para aproveitar o verão em Madrid, porque, sim, isso é possível!
Lembrando que nesse verão, por conta da pandemia, tudo exige um pouco mais de paciência e planejamento, já que a capacidade dos lugares é reduzida e esses lugares que menciono costumam ter bastante demanda.
1. Terrazas de Madrid
Nada melhor que curtir uns bons drinques em uma típica terraza madrileña depois do pôr do sol – antes, só se ela tiver guarda-sóis e ventiladores/umidificadores. Não faltam opções em Madrid, mas recomendo duas que adoro: a terraza do bar Mama Campo, na Plaza Olavide (perto do metrô Iglesia); e a terraza do bar Toboggan, em Legazpi. Reservar é uma boa!
View this post on Instagram
2. Rooftoops
Vários hotéis, hostels e edifícios comerciais contam com rooftoops que costumam ser mais frescos e oferecem uma vista bonita da cidade.
Tudo isso pode acabar impactando no preço do que você consumir, por isso prepare a carteira! Adoro o rooftop do hostel The Hat (embora esteja sempre lotado).
Há outros bem mais elegantes, como o do hotel RIU e o Gyngko Sky Bar (do hotel VP Plaza da España), ambos na Plaza da España.
3. Piscinas públicas de Madrid
Madrid tem muitas piscinas públicas, algumas da Comunidade e outras da prefeitura. As da Comunidade funcionam das 11 às 20 horas até 05 de setembro e os ingressos de adulto custam 5€. Estive recentemente na piscina do centro Puerta de Hierro e, apesar de ser enorme, achei que estava mais cheio do que deveria. É necessário comprar antecipadamente no site oficial.
Já as piscinas municipais estarão abertas até 12 de setembro e funcionam em dois horários: das 10 às 14:30 e das 16:30 às 21 horas. Os ingressos custam 2,25€ por adulto. Estive na Vicente del Bosque e achei mais bacana e com menos gente. As informações estão disponíveis neste site.
View this post on Instagram
E uma das mais piscinas elogiadas pelo público jovem é da Universidad Complutense. Entre seus diferenciais está o fato de que permite apenas a entrada de universitários (ou graduados) de qualquer universidade e que não permite a entrada de crianças. Mais info aqui.
4. Comidas frescas
Abrace as saladas e o gazpacho (sopa fria de tomate) e deixe de lado o chocolate com churros e o cocido. Por sorte, muitos restaurantes de Madrid oferecem opções mais frescas e saudáveis.
5. Bebidas refrescantes
Tem opções para todos os gostos e idades, como é o caso da chufa. Já falei sobre as várias opções de bebidas refrescantes aqui.
6. Cinema ao ar livre
Durante o dia, ficar na rua é difícil, mas à noite, as temperaturas dão uma trégua e as pessoas aproveitam. Uma das melhores opções são os cinemas ao ar livre. Este ano não perca o clássico Fescinal e o CinePlaza do Matadero.
7. Festivais e shows
A programação para esse verão está longe da que vivemos em anos anteriores, mas há opções interessantes, como os Veranos de la Villa e o festival Noches del Botánico. Em setembro, vai rolar um festival que parece ser bem interessante nas aforas de Madrid chamado Brillante.
8. Festa da Paloma
Uma das minhas festas favoritas do mundo. Todo mundo se reúne no dia 15 de agosto para amar Madrid e celebrar a nossa sorte de viver nessa cidade maravilhosa. Como? Com muita música, comida, bebida e procissão no bairro castizo de La Latina. A prefeitura já anunciou que o evento acontecerá esse ano, apesar de a situação estar longe de ser ideal, no entanto, a programação ainda não foi divulgada.
9. Parques
Não tem nada mais agradável no verão madrileño que se jogar numa sombra de um parque com um bom livro e uma água – se tiver uma companhia romântica fica ainda melhor.
Apesar de o Retiro ser o parque mais conhecido e central, a cidade oferece várias opções, como o Parque Juan Carlos e a Dehesa de la Villa. Nesse post tem mais dicas 😀
10. Snowzone
Vamos confessar: praticamente ninguém gosta do calor intenso de Madrid. Por isso, por que não passar frio? Madrid tem uma estação de esqui fechada que funciona o ano inteiro e que é uma ótima opção para quem gosta de frio e esqui. Não percam a Snowzone!
11. Aquópolis e Parque Warner
Além das piscinas, Madrid também tem alguns parques aquáticos, como o Aquópolis e o Warner Beach (do Parque Warner). Estivemos no Aquópolis em 2012 e adoramos.
Tem atrações tanto para crianças quanto para adultos – algumas são bem tensas. A única desvantagem é que está bem longe do centro e chegar lá de transporte público pode levar uns 40 minutos.
Já o Warner Beach ainda não conhecemos, mas pode ser uma boa opção para quem pretende visitar o Parque Warner porque o ingresso combinado fica mais barato que comprando individualmente.
Tem mais? Tem muito mais! Não deixe de espiar tudo que está acontecendo nos principais centro culturais da cidade, como o Centro Cibeles, a Casa Encendida, Caixa Forum, Conde Duque, Circo Price e um longo etc. Além disso, lembre-se que nessa época do ano o sol só vai embora depois das 22h!
Olá, tudo bem?
Descobri o seu blog há pouco tempo, pois vou para Madrid no finalzinho de setembro, para passar uma semana e mais uns dias em Sevilha, e volto no começo de outubro. Estou adorando as suas dicas! Só queria fazer uma perguntinha básica, se nessa época do ano ainda faz um calorzinho ou é melhor levar mais roupas de frio?
Obrigada!
Oi, Erika! Em Madrid já faz um pouco mais fresquinho, mas nada demais. Não precisa trazer casaco, só calça e uma blusa mais fofinha. Boa viagem!
Olá Larissa, obrigada pela dica! Mas como eu sou um pouco “friorenta”, vou levar um casaco para garantir…rs. O seu blog é muito legal, todo dia eu leio um pouco e já estou salvando várias dicas! Agora só torcendo para minhas férias chegarem logo…Abraços!
Obrigada pelo carinho! Aproveite muito e volte para contar sua experiência!
Olá Larissa, tudo bem? Voltei de Madrid/ Sevilha na semana passada, e essa semana tive que sair do devaneio “férias” e entrar no modo “trabalho” hehehe…Eu amei a cidade, tudo muito limpo, organizado, metrô vazio na hora do rush (estou comparando com o inferno do metrô de Sampa!), achei os espanhóis bastante simpáticos e solícitos, me surpreendi com a cultura do país, e como tudo é pertinho em Madri e fácil de achar. Fui nos museus, restaurantes, parques, me acabei de tomar gaspacho e comer jamón, enfim, me diverti muito e mesmo andando e passeando bastante, voltei renovada e com vontade de conhecer mais cidades da Espanha. Sevilha é fofa demais! Parece uma cidade de praia misturada com cidade histórica, lindíssima 🙂 Queria agradecer de novo as suas dicas (e graças à minha teimosia levei mais roupas de frio do que de calor, resultado, passei calor e tive que comprar umas blusinhas rs…), espero voltar novamente a Madrid no futuro, pois eu amei! Gracias!
Oi, Erika! Que delícia ler teu relato e saber que você foi embora com vontade de voltar. A Espanha é realmente apaixonante! E que bom que você usou as dicas 🙂 Obrigada por voltar aqui e compartilhar tua história conosco. Um abraço!
Oi Larissa , seu blog é muito bom ….adoro!!!!Dia 30 estou chegando pra ficar e pra conhecer o calor da Europa …as suas dicas sao muito boas !!!! Bjsss
Fabiane, fico super feliz quando sei que as dicas são úteis. Espero que você goste e volta para compartilhar as suas dicas 🙂