O que fazer em Toledo?
Toledo, capital de Castilla La Mancha, é uma das cidades medievais próximas a Madrid mais interessantes. Até hoje, a cidade é rodeada pelas muralhas e possui construções seculares, além de ser conhecida como a Cidade da Três Culturas porque ali conviveram cristãos, muçulmanos e judeus. Por isso, não faltam coisas para ver e fazer em Toledo.
Estar em Toledo é como voltar no tempo e, embora seja possível ver os principais pontos turísticos durante um dia, dormir em Toledo pode ser uma experiência legal porque a cidade fica bem bonita à noite, quando está toda iluminada – não deixe de ver a cidade de fora para apreciar as portas e muralhas iluminadas.
Já estive em Toledo algumas vezes, mas sempre adiei esse post porque queria ter certeza de que estava recomendando o melhor da cidade. Por isso só escrevo agora, depois de ter passado um finde lá, algo que só recomendo para quem não tem nenhuma pressa durante a viagem, já que o básico pode ser visto em um dia.
O que ver e fazer em Toledo?
Confesso que não sou a turista mais tradicional do mundo, já que às vezes deixo de visitar algum museu importante ou entrar em outra atração turística porque o que gosto mesmo é caminhar pela cidade e se perder pelas ruazinhas, principalmente quando tenho pouco tempo, e acho que é isso que você deve fazer em Toledo.
O único lugar que eu diria que é totalmente imprescindível é a visita à Catedral de Toledo, que é simplesmente fantástica. Por fora, a Catedral já chama muito a atenção e por dentro não decepciona. Sua construção começou em 1227 e demorou três séculos para ficar pronta, por isso mistura diferentes estilos arquitetônicos (gótico, barroco e renascentista).
Os ingressos para visitar a Catedral custam 11 euros e incluem áudio-guia, que são bastante úteis porque é muita informação. Dessa vez, fizemos um tour guiado com a empresa “Rutas de Toledo” que incluía a visita à Catedral e foi ótimo porque aprendemos muito! No interior da igreja, muitas obras de arte, incluindo esse quadro incrível do Greco!
Infelizmente, a catedral é bem escura por dentro e muito grande, o que faz com que as fotos não reflitam sua beleza – mas é sempre uma boa desculpa para voltar!
Nesse tour guiado, chamado Toledo Monumental (20€ por pessoa), também pudemos visitar as Cuevas de Hércules, um espaço subterrâneo romano que era usado como depósito de abastecimento hidráulico no século I. Além disso, o passeio também incluía a visita ao quadro “O Enterro do Senhor de Orgaz”, na Igreja São Tomé, que é uma espécie de museu de um quadro só, mas que merece muito a pena ser visto (não pode ser fotografado), especialmente se você for acompanhado de um guia que te conta toda a história do quadro e a relação de Greco com a cidade de Toledo. De fato, na cidade está o Museu El Greco com diversas obras do artista.
Além disso, é bacana caminhar até o Rio Tejo porque a vista é bem bonita. Um dos melhores lugares para tirar fotos da cidade é do mirante que há ao lado do Monastério de San Juan de los Reyes.
Descendo um pouco mais, você chega até Ponte de San Martín. Para quem gosta de aventuras, uma ótima opção que há ali é uma tirolesa sobre o rio – a maior tirolesa urbana da Europa! Custa só 10€ e eu só não me arrisquei porque quando chegamos já era tarde e só podia ir quem estava na fila. Mais uma desculpa para voltar…
Outros lugares que são bastante recomendáveis são o Museu do Exército e o Museu da Tortura – esse último para estômagos mais fortes.
Mas, como eu disse, Toledo é uma cidade fascinante e o mais legal é caminhar e conhecer um pouco mais da sua história através de passeios guiados. Existem passeios de diversos perfis, preço e duração. Dá para conhecer as lendas de Toledo, que são muitas, ou uma rota pela Inquisição ou pela presença judia na cidade. Aí vai do interesse de cada um!
Além de tudo isso, Toledo também é conhecida por ser a cidade das espadas. Você vai encontrar dezenas de lojas vendendo esse produto e outros relacionados.
E é claro que falando de turismo na Espanha não poderia deixar de mencionar a gastronomia! Toledo é a capital espanhola da gastronomia em 2016 e a cada mês um prato ou produto é destaque na cidade, além de serem promovidas diversas atividades para divulgar a gastronomia toledana entre os turistas. O grande destaque da cidade nesse aspecto é o mazapán (marzipam), que você vai encontrar em diversas confeitarias da cidade.
Como já comentei, dá para ver o principal da cidade em um dia, mas se você decidir passar a noite por lá, também vai adorar porque a cidade fica linda toda iluminada.
O edifício abaixo é onde funciona a Prefeitura e está exatamente em frente à catedral. No térreo funciona um centro de informação turística, por isso você pode passar lá para pegar algumas dicas. Se preferir, na Praça do Zocodover também há outro centro de informação, que pode ser mais prático para quem acaba de chegar na cidade e não sabe o que ver, já que os ônibus param lá – para saber como ir de Madrid a Toledo, leia esse post. Não deixem de pegar um mapa no centro de informação porque a cidade é um labirinto e é bem fácil se perder!
Outro passeio que recomendo é passear no trenzinho. Preferido das famílias, o passeio pelo trem é bem agradável, você vai ouvindo a história e aprendendo, além de passar por lugares que rendem boas fotos! Dura cerca de 30 minutos e custa 5 euros – o ingresso pode ser comprado no Zocodover, ponto de início e final.
Agora se você tem pouco tempo e prefere fazer uma visita guiada a Toledo, a melhor opção é reservar um tour. O nosso parceiro Civitatis oferece diversos passeios guiados a Toledo e aqui menciono alguns deles:
- Excursão a Toledo de um dia completo: inclui o transporte saindo de Madrid, passeio guiado e entrada dos lugares visitados , com almoço opcional.
- Excursão a Toledo de meio dia: otima opção para quem tem pouco tempo. Inclui o transporte saindo de Madrid, passeio guiado e entrada dos lugares visitados.
Inclui o transporte, passeio guiado e a entrada do Alcácer de Segóvia.
Qual a melhor época para visitar Toledo?
O clima em Toledo é parecido com o de Madrid, mas como a cidade está no alto e ao lado do rio, durante o inverno costuma fazer mais frio. Já no verão faz um calor insuportável – chega aos 38 fácil! Por isso, o ideal é ir entre março e junho, e entre setembro e dezembro, quando o clima é mais agradável. Não sei se foi azar, mas duas das quatro vezes que fui choveu!
Para terminar, só posso agradecer – e muito – ao meu namorado, que foi quem me levou a Toledo nesse dia dos namorados numa viagem surpresa e organizou tudo sozinho. Eu só descobri quando já estava na estação de trem e fomos embarcar. Foi ótimo (pela primeira vez na vida) ter alguém organizando uma viagem pra mim!
E isso porque eu ainda nem contei a melhor parte dessa viagem surpresa, que ficará para outro post! Mas já deu pra ver que eu amei, né?
Nao gostei de você ter me deixado curiosa!! Sei que vai contar quando for momento hehehe
Adorei o post!! Adoro Toledo! Já estive lá 3 vezes e concordo que o calor pode ser mega insuportável. Sempre digo as pessoas: passe pelo menos 2 dias em Toledo, porque tem muita coisa pra ver!
Opa! Em breve o segredo vai ser revelado, rs! Pois é, já fui no verão e o calor é muito forte! Acho que 2 dias é o ideal, mas pra quem fica pouco tempo em Madrid acho que vale mais a pena dedicar mais dias à capital mesmo.
Muito bom o seu blog. Parabéns!!
Obrigada, Ariadne! Um abraço!
Adorei o post! A princípio, qual o local da segunda foto? Algum lugar específico? Que vista linda!!! Vou em outubro, graças a Deus que não vou pegar o calor!!! Aproveitando, Larissa, qual o valor de taxi do aeroporto pro Ibis da Praça de toros? Você sabe, em média? Somos em quatro e não sei qual o melhor custo benefício (li o post sobre o bus).
Te acompanho pelo snap e agora lendo sempre seu blog! Obrigadaa por todas as dicas!! Beijo
Oi, Mariana! Em outubro, o tempo costuma estar muito agradável mesmo… é uma das melhores épocas para vir. Essa segunda foto foi feita do lado da Ponte de San Martin, onde fazem a tirolesa. O táxi do aeroporto ao centro (toda a área dentro da rodovia M30 (o que inclui a Plaza de Toros) é de 30 euros. Com certeza, para 4 vale muito a pena. Obrigada pelo carinho e por me acompanhar… vou tentar fazer mais snaps! Um beijo
adorei a clareza com que informa parabens .vou abril 2017
Obrigada pelo carinho e ótima viagem, Mirtes!
Oi Lari!
Quero agradecer as dicas do blog! Tivemos um dia maravilhoso em Toledo!
Uma dica que posso dar é: ao pegar o trenzinho turísco, sente-se do lado direito, pois todas as coisas e vistas bonitas se encontram desse lado! rs… O legal é que o trem tem áudio guia em várias línguas (preço incluso no valor) e para em um mirante para a gente descer e tirar lindas fotos! Fomos agora em setembro de 2017 e o valor estava 5.50
bjs
Deu saudades de Toledo com esse post hahaha também tenho que voltar. Minha dica é de um restaurante bom, bonito e barato chamado COMES Toledo. Comida deliciosa, com preço justo e ambiente super agradável. Vale super a pena e está em uma dessas ruazinhas pequenas da cidade.
Oi, Carol! Dica anotada! Da próxima vez que for a Toledo, vou passar lá pra provar. Obrigada!
Comprei a passagem de trem Madrid / Toledo / Madrid via internet, para facilitar e não haver contra tempo em filas. Mas gostaria de saber, se preciso ir ao atendimento na estação de trem, para apresentar esse documento impresso e troca-lo por um bilhete ou passagem? Esse bilhete impresso já é a passagem? Basta embarcar e apresentar ao fiscal no vagão?
Oi, Marcos. Acredito que não seja necessário. Seu bilhete já vem com código de barras, não? Na verdade, para esse tipo de trem, você tem que passar por um rápido controle (checagem de passagem e malas no Raio-x) antes de embarcar, então, caso faltasse algo, eles te avisariam nesse momento. De qualquer forma, recomendo chegar com antecedência, especialmente se você não estiver familiarizado com a estação, que é grande.
Adorei o seu posto, foi muito esclarecedor!
estamos indo em familia para toledo e com uma criança, com certeza ele ai adorar o passeio de Trem.
você comprou o ticket com antecedencia para ele? acha melhor comprar algum com antecedencia?
abraços.
Oi, Barbara. O ingresso para o trenzinho pode ser comprado na hora e nao costuma ter problema, já que ele sai com alta frequência. Um abraço!