Castelo de Manzanares el Real
Passear pela Europa é viajar no tempo e alguns lugares só reforçam esta sensação, como é o caso do Castelo de Manzanares el Real, um palácio-fortaleza construído no século XV que não é tão conhecido entre os turistas brasileiros, mas que vem recebendo cada vez mais visitas por ser o mais bem conservado e significativo da Comunidad de Madrid.
É possível vê-lo só por fora, mas sem dúvida vale a pena entrar. Quando estive no Manzanares el Real, não imaginava que ele seria tão legal por dentro, onde é possível encontrar muitas informações sobre a própria construção e os costumes da época e também encontrar objetos e réplicas que nos ajudam a imaginar como era a vida no final da Idade Média.
Também colabora para essa sensação de “voltar ao passado” o entorno do Castelo, que tem uma vista privilegiada da Serra de Guadarrama e da represa à frente, por isso, recomendo a visita no final da tarde, para poder ver o pôr do sol.
A história do Manzanares é bem curiosa: durante uma batalha entre portugueses e espanhóis Aljubarrota, um nobre entregou seu cavalo ao rei para que esse pudesse fugir. O nobre em questão, chamado Pedro, morreu e em agradecimento o Rei doou o terreno à sua família, os “Mendoza”, que depois construíram o palácio.
Depois de passar pela área de interpretação, onde estão as explicações principais sobre o castelo, sua história e o contexto social, os visitantes chegam ao belíssimo pátio interior, que é uma construção recente, do século XX – já que o interior do castelo estava bastante comprometido e passou por obras.
É hora de conhecer os aposentos do palácio, como a sala das mulheres, onde os homens eram proibidos de entrar (e que obviamente as isolava do convívio social), os quartos, a sala de reunião e o oratório. No caminho, algumas obras de arte e tapeçaria.
Para terminar o passeio, uma volta pela galeria de Guas – em homenagem ao arquiteto responsável, Juan Guas e pela parte superior do castelo, que dá acesso às torres e que deixa as crianças felizes da vida.
Aliás, esse foi um dos pontos altos da visita, que é para todas as idades e inclui até um pequeno guia para as crianças. Outra coisa que eu destacaria é que há muita informação disponível em inglês, algo que não acontece em todos os pontos turísticos da Espanha, infelizmente.
Outra coisa que eu acho interessante e que é fundamental para o turismo é promover atividades para atrair os visitantes e o Castelo de Manzanares el Real vem realizando teatralizadas e outros eventos, como foi o caso do presépio-vivo no final de ano.
Recomendo esse passeio para quem gosta de história, quer fugir dos lugares turísticos mais óbvios em Madrid e tem um dia “livre” na cidade (ou pelo menos umas 4 ou 5 horas), porque chegar a Manzanares El Real demora cerca de 50 minutos.
Informações práticas
Horário:
De terça a sexta, das 10 às 17h00 e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17:00). Às segundas, não abre. Para fazer visitas teatralizadas, é preciso reservar pelo email: castillomanzanareselreal@madrid.org
Ingresso individual: 5 € por pessoa. Menores de 14 anos e maiores de 60 pagam 3€ e menores de 3 anos não pagam.
Como chegar usando transporte público: pegar o ônibus 724 em Plaza Castilla, que custa 4,20 euros. Confira os horários.
Gracias! me encanta Mazanares e seu castelo! quiero gravar um vídeo de una cancion que compus para la Pedriza! com quien hablo? Nel catelo?
Hilton
Oi, Hilton. Acredito que você tenha que falar com a Prefeitura de Manzanares. Os cttos deles estão na parte inferior do site oficial: http://www.manzanares.es/