Réveillon em Madrid 2015 /2016
Muitos turistas que chegam nessa época do ano à Espanha para passar férias não sabem muito bem o que fazer no Natal e Ano Novo, porque essas datas festivas normalmente passamos com os amigos e a família. Mas nesse post vou dar algumas dicas do que fazer no Réveillon em Madrid 2015 / 2016 para você não cair em furada e com opções de estilos diferentes e preços para todos os gostos.
Já antecipo que Madrid não tem uma festa de Ano Novo muito conhecida internacionalmente porque a queima de fogos é simples e rápida. Mas dentro da Espanha ela é provavelmente a mais famosa porque todo mundo se reúne na Puerta del Sol para ver as 12 badaladas enquanto come as 12 uvas – a maior tradição de sorte por aqui – e tudo isso é retransmitido pela televisão.
Aqui vão algumas sugestões:
1- Puerta del Sol
Essa é a opção mais barata e conhecida! Prepare seu casaco e os seus pés para ficar um bom tempo de pé e no frio para acompanhar a virada na Puerta del Sol, já que é preciso chegar cedo porque lota. Eu nunca fui (ainda!), mas quem já foi diz que é legal porque o pessoal é bem animado. Como a festa é na rua, você tem que levar sua própria bebida, claro. A vantagem? Não custa nada!
Se você não tem paciência para isso, dá para ir às “pré-uvas”, que nada mais é que uma simulação da virada que acontece à meia-noite do dia 31 de dezembro. O mais engraçado é que a cada ano essa “festa” tem mais adesão. Já disse que os espanhóis adoram festa, né?
2- Platea
Já falei aqui no blog sobre o Platea, um mercado gastronômico que vem se estabelecendo na cidade como um local importante para a realização de eventos. Nesse Ano Novo, o Platea vai oferecer um jantar elaborado pelos chefs dos 12 restaurantes instalados no mercado e terá performances, espetáculos e DJs ao vivo.
Para quem busca um certo luxo e exclusividade, pode ser uma ótima opção. Os preços variam 130 e 170 euros por pessoa e a festa vai acontecer das 21:30 às 6h! As reservas podem ser feitas pelo telefone 915770025 ou pelo email: xmas@plateamadrid.com
3- Maloka
O Maloka é o bar brasileiro por Madrid em excelência. É lá onde se pode escutar samba, MPB, pagode, forró e matar a saudade de “casa” tomando caipirinha e comendo coxinha. Assim como no ano passado, neste Réveillon eles vão fazer uma festa que começa um pouco depois da virada, à 1h.
O Maloka é perfeito para quem matar a saudade do Brasil e para quem pretende passar a virada em Sol, assim depois é só caminhar até lá. A entrada é gratuita, mas já antecipo que deve ter fila para entrar!
4- Baladas
Claro que essa é uma das opções mais populares, já que ficar na rua a noite inteira passando frio é furada. Por isso, se você estiver a fim de começar o ano com uma noite animada, minha dica é: escolha uma balada e compre ingressos antecipados, assim você evita a frustração de passar horas na fila ou até mesmo de ficar na rua, porque todos os lugares lotam.
Alguns dos lugares mais concorridos da cidade para quem gosta de música eletrônica (techno e não música comercial) e que vão ter festa na virada são: Mondo e Cassette Club. O Fabrik, uma balada enorme fora de Madrid, vai ter uma festa com DJs bem bacanas, mas no dia 1º, a partir das 17h!
Sou suspeita para falar, mas a noite madrileña é incrível. Independente do lugar escolhido, tente comprar antecipadas.
5- Teatro
Confesso que isso é novidade para mim e achei bem inusitado, mas em Madrid é possível passar a virada de ano no teatro! Várias peças terão sessões que começam perto da meia-noite e você poderá comer as 12 uvas ali na plateia.
Não sei exatamente como vai funcionar na prática, mas até os principais musicais da cidade (O Rei Leão, Priscila e Cabaret) entraram no esquema! Mas há outras opções e dá pra ver tudo aqui, nesse post do blog oficial da cidade.
Passei a última virada de ano na Puerta del Sol. Foi legal, mas depois das 12 uvas, falta alguma coisa. Podiam colocar uma musiquinha… eheheh
Pois é! Muito estranho isso… por isso esse ano já reservei a balada!