Feriados de Madrid: quando vale a pena viajar ou ficar?
Decorar os feriados de um país é uma grande prova de que você já está mais do que adaptado à cultura local. Confesso que eu ainda sou das que precisam consultar o calendário para conferir os feriados na Espanha porque são muitos! Além disso, aqui eles têm a estranha mania de mudar o feriado de dia se é um ano com poucos ou muito feriados. Nesse post vocês vão encontrar os feriados de Madrid (cidade e comunidade) e da Espanha e os meus comentários pessoais sobre em quais feriados vale a pena ficar na cidade e quais são meio “mortos”, ou seja, quando vale a pena fazer a mochila e cair no mundo.
Porque a verdade é que, embora feriado seja feito para viajar, em alguns deles Madrid tem celebrações super animadas e divertidas – ou clássicas – nos quais o melhor mesmo é ficar na cidade e desfrutar do que há de mais tradicional e castizo! Vamos lá:
01º de janeiro – Réveillon
Acho que esse é o feriado que mais sinto falta do Brasil, porque passar o Réveillon com muito frio não é tão animado quanto pular as sete ondinhas numa noite de calor, rodeada de amigos na praia. Além disso, o Réveillón em Madrid não tem uma super queima de fogos, por isso não é um feriado que recomendo tanto passar aqui. Se você vem, o local principal é Sol, que fica lotada! Depois da meia-noite, o ideal é ir para uma balada (com ingressos comprados antecipadamente).
06 de janeiro – Día de Reyes
O Dia dos Reis Magos é um dos feriados mais esperados na Espanha, porque é quando as crianças recebem os seus presentes. Várias cidades do país tem o desfile dos Reis, em algumas é pequeno e em outras, enorme! Em Madrid, o desfile dos Reis acontece, na verdade, no dia 05 de janeiro e vale a pena chegar cedo para acompanhar, apesar do frio comum nessa época do ano. Se você tiver crianças, elas vão amar! Mas esse é um feriado que pode ser curtido em qualquer lugar do país.
Semana Santa
Na Semana Santa é feriado em Madrid na quinta e na sexta-feira. As escolas normalmente fecham toda a semana e muitas empresas (especialmente indústrias) dão férias aos funcionários nessa semana. Essa é uma celebração religiosa marcada por procissões, missas e outros símbolos religiosos. Em Madrid, acontece tudo isso, mas há outras cidades da Espanha com celebrações mais tradicionais, como você pode ler aqui.
15 de maio – San Isidro
A festa de San Isidro é uma declaração de amor dos madrileños (de nascença e adoção) à cidade, por isso recomendo muito ficar aqui. Esse feriado celebra o dia do santo Isidro, que tem uma forte relação com a cidade, como se pode ver no Museu das Origens em La Latina, que é gratuito e muito interessante.
Mas vamos falar da festa! A celebração tem música, comida, bebida, roupas típicas e queima de fogos no Parque do Retiro. É lindo e eu não resisto aos chulapos e chulapas!
Além disso, nessa época é quando o calor começa de verdade e todo mundo está super feliz. O clima (literal ou não) é ótimo!
15 de agosto – Festa da Paloma
A Paloma é a padroeira dos Bombeiros e é muito querida pelos madrileños. Essa festa se celebra no bairro de La Latina, um dos mais tradicionais da cidade. Muitos moradores não estão na cidade, já que cai justo na época das férias de verão, mas quem fica não deixa de passar pelas fiestas de La Paloma para tomar um tinto de verano, dançar e curtir muito! Eu adoro!
12 de outubro – Fiesta Nacional Española
Nada de Nossa Senhora ou Dia das Crianças. Por aqui, 12 de outubro é o feriado da Hispanidade. Acontece sempre um desfile militar pelo centro de Madrid. Esse feriado costuma ser alvo de certa polêmica: muita gente critica por relacionar com o (cruel) processo de colonização e outros pelo fato de contar com a presença dos reis e ter um viés nacionalista. Para mim, nunca chamou a atenção, então não sei como é e acho que vale a pena mesmo viajar.
09 de novembro – La Almudena
Esse feriado da cidade de Madrid celebra sua padroeira, Almudena. Há procissão e outros rituais católicos, mas não é uma celebração muito grande, por isso aproveite para viajar.
25 de dezembro – Natal
Para mim, particularmente, Natal é sinônimo de família, por isso gosto de ficar onde moro ou, se fosse possível, ir para o Brasil. Em Madrid, como na maioria das cidades espanholas, há uma decoração especial nas ruas, doces típicos e mercados de Natal. Se você estiver planejando vir para a Europa nessa época do ano, acho que outros países, como Alemanha, têm tradições e mercados mais interessantes para conhecer.
Pouco feriado vai ter 2016, em??
Beijo
Anotados!!! Quem não gosta de um feriado?! 😉
Né? 🙂
Olá! Eu vou estar em Madrid no feriado do dia 12 de Outubro. Como funciona por aí, o que fecha e abre? Já dei uma pesquisada e vi que os museus e outros edifícios públicos vão estar abertos, mas e as lojas, restaurantes?
Ahhhh estou anotando todas as dicas de vocês! Tem muita coisa boa aqui <3 Obrigado!
Oi, João! Legal que vc esteja gostando das dicas. Praticamente tudo que está no centro abre nessas datas, inclusive restaurantes e lojas. Aproveite!
Boa tarde,
Em 2017, estarei em Madri durante a Semana Santa. A cidade fica muito cheia nesse período?
Agradeço desde já.
Oi, Luciana! Sim, a cidade recebe turistas, especialmente de outras regiões da Espanha, mas nada que seja de outro mundo como acontece em Sevilla. Abs!
Obrigada, Larissa!!