Como sobreviver ao verão de Madrid?
Há dias, as temperaturas chegam aos 40 graus em Madrid e eu já começo a achar que essa cidade tem o clima mais inóspito do mundo e que os madrilenhos são sobreviventes dessa bola de fogo, porque não está nada fácil. Para quem acha que é brincadeira só digo que o clima deve continuar assim por pelo mais duas semanas e que o nível de umidade é de cerca de 13% – média digna de deserto!
Para aliviar o calor, dou algumas dicas já bastante conhecida entre os madrileños, mas que podem ser fundamentais aos “recém-chegados”.
Hotel com ar-condicionado
Se você vem a Madrid entre a segunda quinzena de junho e a primeira de setembro, não esqueça de perguntar se o hotel onde você se hospedará tem ar-condicionado. Se não tiver, você terá sérios problemas em dormir à noite e isso significará muito cansaço durante o dia.
Beba muita água
Como faz muito calor e o clima é seco, você vai sentir muita sede. Ande sempre com uma garrafinha de água para não desidratar e não esqueça de molhar o rosto, a nuca e esses pontos que ajudam a se sentir mais fresco. Uma das vantagens de Madrid é que a água da torneira é potável e gostosa, então aproveite para encher a garrafinha por aí – inclusive em algumas fontes, exceto quando haja uma placa avisando do contrário.
Passe protetor solar
O sol queima e muito, das 8h da manhã até às 22h da noite, por isso é recomendável levá-lo na bolsa também.
– Use protetor labial e hidratante.
Como o clima é muito seco, sua pele vai se ressentir. O protetor labial é fundamental porque senão você vai ter sempre aquela sensação de secura na boca.
– Use o leque.
Se você acha que isso é coisa de vó, venha a Madrid no verão que você descobrirá que está muito enganado! O leque não é meramente decorativo por aqui e o pessoal usa mesmo. Tem dias que não ajuda muito porque o ar está tão quente que o leque não ajuda a refrescar, mas no fim de tarde ele é ótimo!
– Use chapéu/boné.
Outro item bastante usado por aqui e fundamental para encarar as horas de mais sol, das 12h às 16h.
– Curta os parques.
Madrid tem parques incríveis e você pode – e deve -abusar deles no verão, já que as temperaturas costumam ser mais baixas e sempre há uma sombra para se esconder e descansar. Se você só conhece o Retiro, saiba que há muitos outros parques bacanas na cidade e que costumam ser menos concorridos.
Fuja para a piscina mais próxima
Madrid conta com várias piscinas públicas que podem ser usadas também por turistas e com preços acessíveis (5€ durante a semana e 6€ aos finais de semana). Além das piscinas públicas, há alguns hotéis que possuem piscina para seus hóspedes ou oferecem a opção de day use, como é o caso do Emperador, em plena Gran Vía.
Adote a siesta
No verão é possível entender o porquê da existência da siesta: é impossível fazer qualquer coisa a céu aberto das 14h às 16h30 e se sentir bem. Por isso, aproveite esse horário para descansar! Muita gente pode pensar que é perda de tempo, mas lembre-se de que nessa época o sol brilha até às 22h e, portanto, você pode aproveitar o dia até bem tarde. Eu sempre recomendo às pessoas tentar acordar lá pelas 8h, aproveitar a manhã, almoçar, descansar (mesmo que não seja dormindo), voltar a sair depois das 16h/17h e ficar até bem tarde na rua.
Curta as terrazas
As terrazas são as áreas abertas de bares e restaurantes e algumas delas são bem fresquinhas, às vezes até com jatos de água, o que ajuda a tornar as refeições mais agradáveis. Eu ressalto sempre que as terrazas bacanas são aquelas que possuem algum tipo de cobertura, como guarda-sol, são arborizadas e possuem uma corrente de vento, senão o efeito é exatamente o oposto.
Dê preferência a comidas leves
Sei que todo mundo vem para cá sonhando em curtir a gastronomia espanhola, mas tente dar preferência aos pratos mais leves, como o gazpacho (sopa fria de tomate), e evite o que é mais pesado, como o cocido e o chocolate com churros.
Se eu sobreviver ao verão e adotar alguma outra dica, volto aqui para contar!
ótima lista! Adotar a siesta é fundamental …
Sobreviveremos!
Será? Já não estou tão segura disso, hahahah!
Mesmos eguindo as dicas, não tá nada fácil suportar esse calorão!
Só ar-condicionado salva! Decidi passar todo meu tempo livre na biblioteca só pra ficar no fresquinho, rs!
Amo ese calor de Madrid
Gilda, não acredito! Não consigo sobreviver nesse calor!