Madrid para futeboleiros
Há algum tempo, eu conheci uma brasileira perdida por aqui (ou melhor, que também se achou) e que, como eu, adora blogar. Mas a Tati é uma blogueira muito especial, porque ela se dedica a falar de futebol no blog dela, o Efeito Fúria, imperdível para qualquer pessoa que goste de futebol espanhol. Para cada lugar que ela vai, ela viaja o estádio do local e no blog dele sempre rolam notícias quentinhas sobre o mundo do futebol.
Pedi para a Tati escrever um post unindo as nossas duas paixões: Madri e futebol. Deixo com você esse post delicioso que é leitura obrigatória se você vier pra Madrid e adorar futebol. Tati, obrigada! 🙂
——
Madrid para futeboleiros
Se em 2009, quando eu desembarquei aqui na Espanha me perguntassem qual a cidade perfeita para um louco por futebol morar por aqui acho que responderia Barcelona. Foi naquele ano de 2009 que o Barcelona, comandando por Pep Guardiola, conquistou seis títulos na temporada, um fato histórico. Mas hoje, passados já cinco anos, com certeza a minha resposta seria Madrid.
Barcelona é e sempre será um dos pontos mais importantes dentro do roteiro dos loucos por futebol, mas Madrid – hoje – é a primeira da lista. Você não concorda? Vamos aos pontos.
O Real Madrid e o Santiago Bernabéu
Se você gosta de futebol o estádio do Real Madrid é o ponto de partida do seu roteiro na capital espanhola. Você pode conhecer o estádio fazendo o Tour do Bernabéu ou indo assistir a um jogo do Real Madrid. Eu sempre indico ir a um jogo. Não é apenas uma partida de futebol, mas um espetáculo em toda regra. O estádio é muito confortável, conta com calefação e em caso de chuva quase ninguém se molha. Vale muito a pena. Claro, dependendo do jogo o valor do ingresso pode super seu orçamento, por isso, se você quer conhecer o estádio precisa ficar ligado na liberação das entradas. Em geral os jogos acontecem nas terças/quartas ou nos sábados/domingos. Para comprar, basta acessar o site do Real Madrid. Os ingressos para o Tour também podem ser adquiridos na página.
Como chegar: Metro Santiago Bernabéu (linha 10, a azul escuro)
O Atlético de Madrid e o Vicente Calderón
Para os visitantes normais da cidade, normais me refiro à pessoas que não fazem turismo futebolero :), o estádio Vicente Calderón não costuma estar no roteiro de visita por Madrid. Mas se você curte futebol precisa passar pelo estádio dos colchoneros. O Atlético de Madrid está na moda e é um time que te conquista, principalmente se você é sul-americano. Assim como o Santiago Bernabéu, a melhor forma de conhecer o Vicente Calderón é assistindo um jogo do Atleti. Um ambiente único no futebol europeu. A torcida do Atlético é daquelas que faz o jogo se transformar em uma festa. O único problema é o frio. Como o Calderón está às margens do Rio Manzanares, se você vier a Madrid no inverno terá que se agasalhar para não passar frio. O estádio é mais antigo que o do Real Madrid e a infraestrutura não é tão moderna. Mas o espetáculo compensa. Se você não conseguir assistir um jogo, também pode fazer o Tour do Calderón. Tanto as entradas para os jogos como as entradas para o tour podem ser adquiridas na página do Atlético de Madrid. Ah, e corra. O Calderón estará ativo por mais 2 ou 3 anos, depois disso deve ser demolido e o Atlético de Madrid ser transferirá para a Peineta, o estádio que seria o Olímpico de Madrid.
Como chegar: Metro Acacias (linha 5, a verde)
O Rayo Vallecano e o Estádio de Vallecas
Se você gosta de futebol vá ao Bernabéu, se você curte muito futebol passe também pelo Calderón, mas se você é louco por futebol vá até Vallecas. O Rayo Vallecano é o clube de bairro mais importante de Madrid. Um clube relativamente pequeno, pelo menos perto de Real e Atleti, mas que tem uma conexão muito forte com seus torcedores. Os bucaneiros são o principal atrativo de estádio de Vallecas. O estádio é pequeno, mas um dos mais barulhentos do futebol espanhol. Para conhecer o estádio só indo a uma partida do Rayo. Os ingressos são bem mais acessíveis.
Como chegar: Ônibus 10 – 54 – 57 – 58 – 136 ou Metro Portazgo (linha 1, a azul calara)
A cidade da Seleção Espanhola
O futebol espanhol nunca teve uma época tão brilhante como entre os anos de 2008 e 2012. Duas Eurocopas e uma Copa do Mundo. A Fúria Espanhola foi a principal seleção do mundo nos últimos anos e para contar a história da Roja a Federação Espanhola construiu um museu. O Museu da Seleção Espanhola está dentro da Ciudad del Futbol, a Granja Comary da Espanha. Para visitar o museu e dar uma volta pelo complexo onde a seleção espanhola se concentra você terá que sair do centro de Madrid. Mas a experiência vale a pena. A Ciudad del Futbol está abera de terças a domingos das 10 às 19h e fica na Calle de Ramón y Cajal s/n, em Las Rozas, uns 20 km do Centro de Madrid. As entradas custam 6€ para adultos e 4,5€ para crianças.
Como chegar: é preciso pegar a linha 1 do Metro e trocar para o Metro Ligero, o Cercania, linha C-8.
Escreva um comentário