Passeio em Madrid: Hayedo de Montejo
Para quem acha que a Comunidade de Madrid se limita à capital, ledo engano. A região de Madrid conta com cidades de grande beleza natural, como é o caso dos municípios de Rascafría e Navacerrada, ideais para ver a neve; ou o belíssimo Escorial. Hoje trago outro lugar para ampliar a lista: a região do Hayedo de Montejo, um bosque de faias que atrai milhares de visitantes por ano. O outono é a época mais popular, pois é quando as cores alaranjadas dão um tom mágico a esse lugar.
Hayedo de Montejo, um espaço natural protegido de 250 hectares, está na Sierra del Rincón, no norte de Madrid, na fronteira com a província de Guadalajara. Para quem não sabe, um hayedo é um faial, um bosque de faias, uma árvore com madeira de qualidade que na Espanha é mais comum na região da Cordilheira Cantábrica e nos Pirineus.
Por ser uma região protegida, não é permitido visitá-la sem guia. Como a demanda costuma ser alta, especialmente para os finais de semana, os ingressos devem ser reservados online nos dias 1 e 16 de cada mês para a quinzena seguinte. Excepcionamente no mês de novembro, a reserva deve ser feita no dia 2, ou seja, no dia 2 de novembro, é possível reservar para a quinzena de 16 a 30 de novembro. Os ingressos ficam disponíveis às 9:30 horas e é importante estar conectado nesse momento porque elas voam O lado bom? A visita é gratuita!
Fizemos o passeio na primeira quinzena de novembro de 2019 e recomendo muito. Fomos de carro e o trajeto é de cerca de uma hora – com muitas curvas e belas paisagens.
Ao chegar lá, um(a) educador(a) irá acompanhar o grupo durante a caminhada e e contar detalhes sobre a região, sobre as faias, a fauna e flora local e sobre a importância da preservação dessa área natural, que se destaca pelo clima úmido e sem excesso de calor, o que significa que pode ser um alívio no verão, mas que exige um bom casaco no outono ou inverno.
Todo o passeio deve ser feito respeitando a trilha para evitar pisar em algo que talvez a gente nem veja, mas que está crescendo. Essa espécie se destaca por ter um crescimento bastante lento, mas também por sua longividade, podendo chegar aos 300 anos.
Fizemos o passeio de manhã e depois aproveitamos que estávamos por lá para comer um restaurante próximo. Para quem visita a região no outono/inverno, nada melhor que recuperar as energias com um bom plato de cuchara (pratos que se comem com a colher e que costumam ser bem consistentes, como o cocido, fabada ou lentejas)
Para visitar o Hayedo de Montejo, não esqueça de reservar seu ingresso. Você pode conferir mais informações no site oficial.
Como chegar ao Hayedo de Montejo?
Para quem vai de carro, é preciso ir pela A1 e pegar a saída 76. Você pegará a estrada M-137 para chegar a Prádena del Rincón, que dá acesso à Reserva. Outra possibilidade é ir pela A1 e pegar a saída 85, que dá acesso à M-141 (direção Horcajo), que irá levar à cidade de Horcajuelo de la Sierra, que também tem acesso à Reserva.
Para ir de transporte público, a única opção é pegar o ônibus 199 (Horcajuelo – Montejo) em Plaza Castilla, mas prepare-se para uma viagem bastante longa, já que ele vai parando em vários povoados e Montejo é a última parada. O trajeto total é de três horas!
Escreva um comentário