Trabalhar na Espanha e levar a família. Como funciona?
Uma das perguntas mais comuns que chegam aqui no blog é: recebi uma proposta para trabalhar Espanha. Posso levar minha família? Que tipo de documento eles terão? Minha esposa/marido que me acompanhará poderá trabalhar? Quem responde essas dúvidas abaixo é o brasileiro Angel Vázquez Rocha, Advogado-Sócio da Vazquez Belisario, escritório sediado em Madrid que é o novo parceiro do blog para a produção de textos sobre assuntos jurídicos.
Espero que vocês gostem do post e sugiram outros para que possamos tirar suas dúvidas.
Visto para familiar de Profissionais Altamente qualificados
Desde que a Lei de Empreendedores espanhola entrou em vigor, em setembro de 2013, tem sido mais fácil para as sendo assim considerados os que possuem um diploma universitário ou formação em escola de negócios de prestigio. Como se pode imaginar, esta lei favoreceu um incremento importante na contratação de profissionais estrangeiros por parte das empresas espanholas.
Ocorre que, em muitos casos, a empresa empregadora se responsabiliza somente pelo visto do empregado, deixando o cargo e o dispêndio da solicitação do visto dos familiares – cônjuge e filhos – para o empregado expatriado.
Como funciona o visto para familiares de altamente qualificados?
Em primeiro lugar, deveremos deixar constância de que, assim como o visto do trabalhador, o visto dos seus familiares deverá ser solicitado previamente perante a Unidade de Grandes Empresas na Espanha, com certificado digital através da plataforma eletrônica disponibilizada para este fim.
Uma especialidade deste processo é que esta autorização de residência poderá ser pedida diretamente em território espanhol, opção escolhida por mais frequência por nossos clientes, tendo em vista que o empregado muitas vezes não dispõe de tempo para aguardar a tramitação do visto do familiar. Nestes casos, o trabalhador entra em território espanhol com o visto de profissional altamente qualificado, enquanto os seus familiares entram como turistas, devendo tramitar a autorização de residência dentro do prazo de 90 dias contados desde a data de entrada na Espanha, sob pena de terem que retornar ao Brasil para dar início ao procedimento.
De acordo com a lei de empreendedores, os familiares em idade laboral que acompanham o profissional altamente qualificado possuem direito a exercer qualquer atividade econômica na Espanha, portanto, poderão trabalhar tanto por conta própria (autônomos), como por conta alheia (contratados por terceiros).
Com respeito à documentação, será necessário comprovar que o familiar carece de antecedentes criminais no Brasil e nos lugares onde o familiar residiu nos cinco anos anteriores, bem como o vínculo familiar, através de certidões de nascimento, casamento, união estável e etc.
Para maior segurança e agilidade no processo, é melhor contar com a assessoria de advogados especializados em imigração. A Vazquez Belisario está à disposição para assessorar os familiares de expatriados brasileiros na Espanha.
Recebi uma proposta de emprego na Espanha, porém não seria de profissional altamente qualificado. Gostaria de saber se meu marido poderá trabalhar legalmente também. Obrigada!
Oi, Claudia. Se você conseguir um visto de trabalho, seu marido terá um visto igual, que lhe permitirá trabalhar! Um abraço
Larissa, boa tarde, tudo em paz?
Seguinte: recebi uma proposta de trabalho na Espanha. Quero levar a minha mulher para isso, não temos a intenção de que ela trabalhe.
Fui até o consulado munido dos documentos mas eles me disseram que não seria possível pedir visto para minha mulher porque o contrato de trabalho era de somente um ano. Isso só seria possível se o meu visto de trabalho fosse de pessoa altamente qualificada.
Eu até tenho muita qualificação para o serviço a ser feito, mas acontece que na Espanha foi dito aos meus empregadores que eu teria que receber uma remuneração mais alta que eu receberei, então esse visto não será possível.
Vc tem alguma dica para me dar?
Antecipadamente agradeço muito,
Mauro Assis
Oi, Mauro! Sinceramente, nem sabia que existia um visto de trabalho que não fosse o de profissional altamente qualificado. Como se chama? Infelizmente, não saberia te ajudar em relação ao visto da sua esposa. Não há a possibilidade de ela vir fazer um curso e tirar o de estudante? Um abraço e muita sorte!
Minha esposa e brasileira mas tem
Nacionalidade italiana. Ela vai fazer uma pós na
Espanha e tentar tTrabalhar porém
Ela ainda vai conseguir o emprego, certo apenas a pós.
Eu como cônjuge tenho direito a trabalhar por estar acompanhando ela? Muito obrigada!
Oi, Yan. Se ela tem a nacionalidade espanhola, você, como familiar de cidadão da UE, pode trabalhar na Espanha. Este post explica um pouco: https://www.estoesmadridmadrid.com/2016/11/14/espanha-familiar-europeu/ Um abraço!
Olá
Meu marido esta fazendo os tramites para visto com contrato de trabalho de atleta de futebol de um time de terceira divisão. Gostaria de saber quais os tramites a ser realizado para que eu possa estar indo junto com ele
Obrigada.
Oi, Isabela! Infelizmente não conheço casos assim. Acredito que seu marido esteja recebendo orientação do empresário ou clube que o contratou e certamente eles vão poder ajudá-los em relação ao seu documento também. Boa sorte!
Ola,
Entao no caso meu marido que trabalha na area de TI, indo com visto de profissional altamente qualificado, ou com o Blue Card, eu posso ir junto com nosso filho no mesmo tempo q ele ? Nao precisamos esperar 01 ano para fazer o reagrupamento, correto ?
Oi, Aline! Exato. Com o visto de profissional altamente qualificado, vocês podem vir juntos e não é necessário esperar um ano. A Camila passou por um processo similar e contou aqui: http://consuladodeca.blogspot.com/search?q=consulado Boa sorte!
Boa noite.
Gostaria de saber se com o visto de estudante para 4 anos a minha família, esposa e filho na idade escolar, terão o direito de trabalhar e estudar respectivamente.
Desde já, agradeço a atenção.
Obrigado.
Oi, João. Tudo bem? Não ficou muito claro para mim se quem vai tirar um visto de estudante é você ou sua esposa. Se você vier com um visto de estudante, sua família poderá acompanhá-lo e eles poderão estudar (inclusive sua esposa), mas ela não poderá trabalhar. Já se você vier com um visto de trabalho, ela também poderá trabalhar. Um abraço!
Olá, tudo bem?
Irei para a Espanha para ser professor em uma universidade por dois anos (podendo ser renovados por mais dois). Por isso, gostaria de saber quais documentos preciso ter em mãos em relação à minha esposa e ao meu filho (04 anos) para que eles já possam entrar no país comigo.
Obrigado desde já!
Oi, Lineker! Tudo bem e você? Os documentos para a família são similares aos seus. Minha amiga Camila passou por uma situação similar e contou aqui: http://consuladodeca.blogspot.com/2014/02/a-documentacao-post-longo-e-util.html De qualquer forma, acredito que a própria universidade poderá lhe orientar em relação a isso. Um abraço!
Olá, moro com meu marido italiano (uniao estável desde 2016) no Brasil e ele recebeu uma proposta para trabalhar em Madrid. Posso ir com ele para a Espanha? Eu posso trabalhar lá?
Oi, Ana! Tudo bem? Em teoria, sim. Este post pode te ajudar porque comenta como faz para morar na Europa sendo familiar de um europeu: https://www.estoesmadridmadrid.com/2016/11/14/espanha-familiar-europeu/ O familiar de cidadão europeu pode, sim, trabalhar aqui. A grande questão é como fazer para a união estável ser reconhecida, já que ao não serem casados, não funciona da mesma maneira. Talvez o consulado espanhol ou algum advogado possa te ajudar nessa questão.
Olá.
Recebi uma oferta para trabalho como caminhoneiro na Espanha! Eu vou primeiro e gostaria de levar minha família depois.
Nesse caso eu posso pedir o reagrupamento família depois?
E também gostaria de saber se minha esposa vai poder trabalhar quando ela chegar?
Oi, Edgard! Se você conseguir um visto de trabalho, você pode fazer o reagrupamento familiar. Mas fique atento porque ele só permite trazer a família depois de um ano e se você tiver um novo contrato para outro ano de trabalho: https://extranjeros.inclusion.gob.es/es/informacioninteres/informacionprocedimientos/ciudadanosnocomunitarios/hoja012/index.html Sua esposa terá um documento que também lhe permite trabalhar (caso o seu visto seja esse de profissional altamente qualidicado). Boa sorte!
Olá!! Consegui um trabalho pela empresa na Espanha, e gostaria de saber se a união estável já basta para solicitar o visto a minha parceira, ou seria necessário o casamento?
Obrigadoo
Oi, Henrique. Acredito que o consulado espanhol aí no Brasil possa ajudá-lo com isso porque pessoas que conheci na sua situação acabaram casando porque acharam mais fácil. Boa sorte!
Olá, gostaria de saber se posso levar minha mãe de 65 anos para morar comigi, somente eu tendo o visto de trabalho. Ela iria cuidar da minha filha.
Oi, Thay! Acredito que sim, mas recomendo consultar com um especialista.
Olá, gostaria de saber se pra entrar com o visto de autônomo.e possível levar marido e ele terá direito a trabalhar também ou no caso os 2 precisa aplicar o visto de autônomo.
Oi, Aline! Infelizmente não sei como funciona no caso do visto de autônomo. Sinto não poder ajudar!
Olá, vou casar com um Coreano que trabalha na Espanha, ele tem residência Portuguesa.
Nesse casamento como faço para ficar junto com ele na Espanha?
Tenho trabalho fixo e remoto no Brasil.
Oi! Nesse caso, como ele é cidadão da UE, recomendo a leitura deste texto: http://www.estoesmadridmadrid.com/2016/11/14/espanha-familiar-europeu/ Boa sorte!
Olá!
Minha esposa tirou o visto de trabalho e foi para a espanha sendo atleta profissional.
a poucos dias deu a entrada na tarjeta de residente valida por um ano.
em qual categoria eu me enquadro para tirar o visto e ir junto… seria repatriamento familiar ou outra…
obrigado!
Oi, Gabriel ! Acredito que seja um caso de “reagrupación familiar”: https://www.inclusion.gob.es/web/migraciones/reagrupacion-familiar-traer-a-sus-familiares Boa sorte!
Olá boa tarde! Eu gostaria de saber se o visto de trabalho altamente qualificado eu conseguiria agrupar a minha mãe? Obrigado
Oi, Marrianne! Acredito que isso seja possível se você puder comprovar que sua mãe é dependente sua, mas recomendo consultar um especialista. Um abraço!
Olá meu esposo esta indo trabalhar na Espanha com o visto de RESIDÊNCIA TEMPORÁRIA E TRABALHO INICIAL EMPREGADO, eu como esposa e meus filhos poderemos ir junto com o visto dele? como poderíamos solicitar essa entrada?
Oi, Elen! Desculpe a demora. Você se refere a esse tipo de autorização? https://www.inclusion.gob.es/web/migraciones/w/autorizacion-inicial-de-residencia-temporal-y-trabajo-por-cuenta-ajena-hi-16- Nesse caso, sim, ele pode trazer a família. Talvez a própria empresa possa orientá-los.
Boaa tardeee tudo bem? Gostaria que respondesse uma dúvida por favor
Meu marido recebeu uma proposta para trabalhar na espanha com contrato de trabalho, ele já vai tirar o visto dele
Gostaria de saber como fica minha situação que sou esposa dele (casada no papel) e dos nossos 2 filhos de 2 anos, nós conseguimos tirar o visto também? Ou só com o visto dele conseguimos entrar na Espanha?
Oi, Thaina
Tudo bem? Não sei se você chegou a ler o texto, mas ele fala exatamente sobre isso: Em primeiro lugar, deveremos deixar constância de que, assim como o visto do trabalhador, o visto dos seus familiares deverá ser solicitado previamente perante a Unidade de Grandes Empresas na Espanha, com certificado digital através da plataforma eletrônica disponibilizada para este fim.
Uma especialidade deste processo é que esta autorização de residência poderá ser pedida diretamente em território espanhol, opção escolhida por mais frequência por nossos clientes, tendo em vista que o empregado muitas vezes não dispõe de tempo para aguardar a tramitação do visto do familiar. Nestes casos, o trabalhador entra em território espanhol com o visto de profissional altamente qualificado, enquanto os seus familiares entram como turistas, devendo tramitar a autorização de residência dentro do prazo de 90 dias contados desde a data de entrada na Espanha, sob pena de terem que retornar ao Brasil para dar início ao procedimento.