Prova da nacionalidade espanhola
(Post atualizado em fevereiro/2020)
O processo para obter a nacionalidade espanhola mudou e, desde setembro de 2015, quem quiser solicitar a nacionalidade deve passar por duas provas: uma de espanhol, sobre a qual falei neste post, e outra de conhecimentos constitucionais e socioculturais, sobre a qual vou explicar um pouco hoje.
Chamada de CCSE, essa prova é obrigatória para aquelas pessoas quem pedem a nacionalidade espanhola por tempo de residência e, depois de ser aprovado, você tem que levar o certificado junto com os outros documentos que devem ser entregues para fazer o pedido.
- Como é essa prova?
São 25 perguntas tipo teste, com 3 opções de resposta ou com as opções verdadeiro x falso. Dessas 25 perguntas, você deve acertar no mínimo 15.
- O que cai na prova?
Você vai encontrar perguntas sobre a constituição espanhola e sobre cultura, sociedade e geografia. Tem desde coisas bastante fáceis até outras um pouco mais complicadas, mas nada que exija um conhecimento absurdo. Vamos a alguns exemplos:
- Como se preparar para a prova?
Há basicamente duas maneiras. A primeira é lendo o manual disponibilizado pelo próprio Instituto Cervantes (responsável pela realização da prova), onde está todo o conteúdo que cai na prova. Apesar de parecer muita coisa, logo você vai vendo que a maioria das informações é bastante óbvia e qualquer pessoa que more aqui há pelo menos dois anos já sabe.
A outra é baixando um app gratuito para celular que te permite fazer as edições anteriores da prova e assim testar os seus conhecimentos.
- Como posso me inscrever?
Você pode se inscrever pela internet nesse site. Basta se cadastrar, incluir seus dados, escolher o dia e local onde quer fazer a prova e efetuar o pagamento com cartão de crédito/débito ou Paypal. A prova acontece quase todos os meses do ano (exceto agosto e dezembro) e pode ser feita em toda a Espanha e também em outros países do mundo, inclusive no Brasil.
- Quanto custa?
O preço da prova CCSE para 2020 é de 85 euros.
- Quem não precisa fazer a prova?
Menores de 18 anos estão isentos dessa prova. Já os analfabetos, deficientes e pessoas que tenham sido escolarizadas na Espanha e já tenham terminado o Ensino Secundário podem ser dispensadas, mas, nesse caso, precisam apresentar no Ministério da Justiça um comprovante de sua situação. Mais info aqui.
Minha experiência pessoal
Desde que soube da obrigatoriedade dessa prova para o processo de nacionalidade, fiquei super nervosa, achando que exigiria muito estudo, mas a verdade é que a prova foi extremamente fácil! Me preparei lendo o tal manual e fiz alguns simulados com o app, o que sem dúvida me ajudou bastante.
Fiz a prova em novembro de 2016 e terminei bem antes do tempo mínimo (de 15 minutos). Infelizmente, eles não falam quantas respostas você acertou ou errou, e apenas informam se você está apto ou não; mas acredito que tenha acertado todas ou quase todas as perguntas.
Acho que é importante se inscrever com certa antecedência, de pelo menos um mês, para poder ter tempo de checar o manual e ver como a prova funciona, porque isso vai te deixar mais tranquilo.
Depois de cerca de uns 25 dias, o resultado foi enviado por email e no próprio site você pode baixar seu certificado. Caso você não aprove, há a possibilidade de tentar pela segunda vez sem ter que pagar nada por isso.
Se você quer saber quem tem direito a solicitar a nacionalidade esse post, recomendo a leitura desse post. Já se você quer saber como são os novos trâmites (adotados no final de 2015) para pedir a nacionalidade, leia esse.
Oi Larissa!
Voce sabe qual é o critério usado para eles contarem o tempo de residencia na Espanha? A partir do dia da emissão do NIE? Ou do empadronamiento?
Obrigado!
Oi, Danilo! Começa a contar a partir da emissão do NIE de residência legal – o NIE de estudante não vale! Abs
Ah legal! Obrigado
Abs!
O que eu preciso para tirar o NIE ? Nao vale de estudante d mestrado? Vale de voluntariado?
Luana, qualquer brasileiro que venha morar mais de 6 meses em Madrid precisa, obrigatoriamente, tirar um NIE. A questao é que o Nie de estudante nao vale para tirar a nacionalidade. Falei sobre isso aqui: http://www.estoesmadridmadrid.com/2015/09/10/nacionalidade-espanhola/
O que eu preciso para tirar o NIE ? Nao vale visto de estudante d mestrado? Vale visto de voluntariado? Ou so serve visto de trabalho? Pessoas que estao vivendo de forma ilegal podem tirar NIE ?
Luana, respondi às outras perguntas no comentário anterior. Quem vem de forma ilegal nao pode tirar o NIE.
Netos de espanhóis, maiores de idade, que residem há mais de uma ano, também precisam realizar esta prova para requerer cidadania?
Roger, acredito que sim! Pelo que li, todos as pessoas adultas que peçam a nacionalidade precisam fazer a prova, com algumas exceções (analfabetos, por exemplo).
Bom día. A data de residencia conta a partir de quanto eu solicitei meu NIE, por ser casada com cidadao da UE, ou a partir da data que tive a expedicao favoravel? Pois ja tinha um número desde a solicitacao. Grata
Oi, Isabel. Acredito que seja a data que consta no seu NIE.
Olá, queria saber se a regra para naturalização espanhola por casamento é a mesma quando um brasileiro casa com uma pessoa que já tem a dupla nacionalidade. Obrigada.
Oi, Vanessa. Desculpe, não entendi muito bem sua pergunta. Me explica melhor para ver se posso te ajudar. Abs
Olá amigo! Sou Jornalista aqui no Brasil e apresentador de TV. Existe uma situação chamada ” ASILO VOLUNTÁRIO”. Onde o cidadão requere esta situação. Sabe me dizer algo a respeito?
Oi, João. Não sei nada sobre ess tema. Boa sorte!
Oi Larissa, há pouco tempo descobri que posso ter descendência espanhola. Meu avô, nascido no Uruguay pode ter vindo de familia da Espanha. Você recomenda alguma empresa que trabalhe com esse tipo de assistência/serviço para saber se temos direito ao passaporte espanhol?
Abraço,
Rosana, recomendo o pessoal da Nabas Lawyers, que escreve alguns guest posts aqui por blog: http://nabaslegal.com/ Boa sorte!
Boa dia! Eu posso dar entrada no pedido de nacionalidade espanhola ou preciso contratar alguma empresa para isso????
Oi, Melissa! Você pode fazer isso por conta própria. Eu estou fazendo assim!http://www.estoesmadridmadrid.com/wp-admin/edit-comments.php#comments-form
Bom dia!! Tenho ascendentes espanhóis(bisavô e trisavô), mas ninguém na família requereu cidadania espanhola. Tenho mais de 18 anos. Ainda posso requerer? Como faço? Onde me enquadro? Obrigada.
Oi, Stela. Conforme expliquei nesse outro post http://www.estoesmadridmadrid.com/2015/09/10/nacionalidade-espanhola/ , apenas filhos e netos de espanhóis têm direito à nacionalidade por herança. Abs!
Olá, gostaria de saber qual o nível exigido na prova do DELE para obter a nacionalidade, tem que ser o A2?
Isso mesmo, Luana. Você encontra mais informações aqui: http://www.estoesmadridmadrid.com/2016/11/28/diploma-dele-cervantes-o-que-e-e-para-que-serve/ Abs
Olá,
Uma vez feita as duas provas e recebidos os certificados, quando faz o pedido de nacionalidade, quanto tempo mais ou menos dura o processo? (No caso sou casado com uma espanhola e estou indo morar em Barcelona essa semana.)
Oi, Mauricio. Tudo bem? Parece que depois de dar entrada no pedido, ele demorar cerca de um ano/um ano e meio para sair. Mas, no seu caso, se você é brasileiro, você teria que esperar um ano de residência legal na Espanha para poder dar entrada no pedido. Abs
Bom dia! Meus pais são aposentados e estão pensando em residir na Espanha. Porém, ele é transplantado e necessita de medicamentos fornecidos pelo governo. Ele pode requerer residência não-lucrativa e ter acesso aos medicamentos na Espanha? Sou casada e tenho um filho, seria possível posteriormente ele solicitar reagrupamento familiar para meu esposo, meu filho e eu?
Oi, Rafaella. No caso do seu pai, ele teria que usar a saúde privada, conforme comentei nesse post: http://www.estoesmadridmadrid.com/2016/05/04/aposentado-viver-legalmente-na-espanha/ Depois de dois anos, ele poderia entrar com o pedido de nacionalidade e aí sim usar a saúde pública. Apenas filhos menores de 65 anos ou que sejam dependentes dos pais podem pedir o reagrupamento: http://extranjeros.empleo.gob.es/es/InformacionInteres/InformacionProcedimientos/Ciudadanosnocomunitarios/hoja012/index.html
Oi,
Tenho duas duvidas.
Voce pode fazer as provas e depois das entrada no processo com os certificados? Queria ja adiantar isso antes do tempo necessario (1 ano)
A outra duvida é, sou casada com um portugues, sera que o prazo de um ano legal vale pra mim tbm ou teria que esperar 2 anos e dar entrada como brasileira vivendo legal a 2 anos? Tipo, a regra de um ano casado com espanhol sera que vale tbm para casados com qlq nacionadidade da uniao europeia?
Oi, Ana! Pode sim. O DELE não tem vencimento, por isso você pode fazê-lo em qualquer momento. Já a prova CCSE tem uma validade de quatro anos. Quanto à sua outra dúvida, eu imagino que o tempo de residencia teria que ser de dois anos, mas melhor checar com um especialista.
Olá, qual o app que contém os testes para eu poder baixar no meu celular e ir treinando?
Oi, Thais. Eu usava esse: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nacionalidad.test
Meu Avô era espanhol tenho a certidão de óbito dele falando da cidade q ele nasceu, mas minha mae nao tirou cidadania,
tenho 52 anos, tenho direito? alias tenho descentencia de italiano e espanhol.
Oi, Reinaldo. Se sua mãe é falecida e não tirou a nacionalidade, infelizmente não. Você encontra mais info aqui: http://www.estoesmadridmadrid.com/2015/09/10/nacionalidade-espanhola/
Uma menor de idade com uma familia decendente de espanhol tem direito a 2 nacionalidade (espanhola)? e como se faz ? e quanto tempo dura o processo ?
Oi, Nayra! Tudo depende da relação do menor com o espanhol. Um abraço!
Olá!
Uma dúvida, eu poderia aplicar para essa residência não lucrativa de 2 anos e, neste período, fazer um mestrado por exemplo? É permitido estudar?
Obrigada!
Oi, Ana! Sim, você pode estudar com este visto. Um abraço!
Hola, qual o nome do aplicativo?
Oi, Emanuely! Tem vários, por exemplo, o oficial é o CCSE Nacionalidad Español, mas também tem o Test Nacionalidad Española (acho que foi esse mesmo que usei).