Post-Índice: Tudo sobre estudar na Espanha
Aqui no blog já rolaram vááários posts para quem pretende vir estudar na Espanha, seja em Madrid ou em outra cidade. Como às vezes o pessoal me manda perguntas cujas respostas já estão em outros posts do blog, resolvi fazer esse post-índice com tudo que você precisa saber para estudar na Espanha.
Post-índice, WTF? (ou, em bom espanol, ¿qué coño es esto?). Simples! Esse é um post que funciona como um índice para os outros posts que já foram publicados sobre esse assunto, assim você não perde tempo procurando por aí.
Basta ler abaixo o tema que te interessa, clicar nele e você vai direto para o post que fala sobre o assunto escolhido. Se, ainda assim, você continua com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo – sempre e quando souber, claro!
Escolhendo o curso
- Quero estudar espanhol na Espanha: como é? Vale a pena? Como escolher a escola?
- Programa Ciência Sem Fronteiras: o que pensam os alunos que participaram? Que universidades madrilenhas fazem parte? (Lembrando que o programa está atualmentbe paralisado!).
- Intercâmbio na Espanha por meio de uma parceria com a minha universidade no Brasil.
- MBA na Espanha: quanto custa? Os cursos são bons? Como escolher a escola?
- Preços: quanto custa fazer a graduação na Espanha? E um máster?
- As melhores universidades da Espanha em 2018
Documentos
- Se vou ser estudante na Espanha, preciso tirar um visto?
- Processo de admissão: como é o procedimento para ser admitido em uma universidade espanhola? Que documentos eles irão pedir?
- Visto de estudante: como tirar? O que é exigido?
- Já estou na Espanha como estudante e quero ficar mais. Saiba como renovar o NIE de estudante.
Depois de chegar
- Moradia: Como escolher um bairro para morar?
- Moradia: Preços
- Posso usar a saúde pública se tenho visto de estudante?
- Se sou estudante, posso trabalhar?
Ola. Gostaria de saber se alguem consegue me ajudar. Agora em janeiro estou indo pra Madri fazer um curso de 3 meses (85 dias). Na embaixada da Espanha, eles disseram que nao me dão o visto pelo falo do curso durar menos de 3 meses que a permanencia como turista e que eu poderia ir como turista mesmo. A duvida é o seguinte, eu preciso chegar uns dias antes e voltar uns dias depois pra ter mais tempo de organizar as coisas, também dependo de passagem mais em conta pois já está bastante cara e pode ser que dê diferenca de semanas a mais da permanencia como turistam pra pegar uma data mais flexivel. Eu sei que não pode mas será que tem muito problema passar um pouco desses 90 dias, já que minha intenção realmente não é ficar no país? Fiquei com receio de perguntar na embaixada. Outra questão é que após o curso eu vou pra Londres, que não está no tratado de Schengen. Bom, pensei em colocar a volta da passagem por Londres umas 3 semanas depois do curso. Ou perder a passagem de volta de Madri e comprar um nova só de vinda de Londres pq não sei o dia exatato que volto. Estou com bastante dúvida. Se alguem puder me ajudar, agradeço. Obrigado
Oi, James! Infelizmente não tenho como garantir que não aconteceria nada se você superasse esse período. Pode ser que na saída do país, eles te dessem uma multa por superar o prazo de 90 dias ou colocassem algum tipo de aviso no seu passaporte que dificultaria seu retorno algum dia. Será que não vale mais a pena você pegar mais alguns dias de curso? Quanto a Londres, não sei como funciona, porque realmente não faz parte do tratado. O que pode acontecer é que eles vejam que vc superou os 90 dias e não te deixem entrar. Recomendaria consultar um especialista para tirar as dúvidas e evitar problemas. Abs
Olá, você sabe como funcionam outros tipos de cursos (tipo cursos técnicos e não graduação)?
Eu não sei como são chamados ai na Espanha e por isso nao consigo achar informações. Há instituições como Senai/Senac para cursos técnicos, voltados ao mercado de trabalho?
Muito obrigada pela atenção 😉
Oi, Juliana. Pelo que sei, esses cursos são os de Formación Profesional, mas não conheço nenhuma instituição de atuação nacional, como o Senac. Aqui você encontra sobre FP em Madrid: http://www.madrid.org/fp/ Abs
Olá, desculpe incomodar novamente 🙂
Mas só para você entender melhor minha situação, eu tenho cidadania italiana então não busco o estudo como forma de obter visto mas sim qualificação mesmo.
Boa Noite,
quando a universidade pede o curriculo profissional – existe algum modelo mais utilizado ou devemos apenas traduzir o que utilizamos aqui no Brasil?
Natália,
Aqui tem um modelo de currículo. É bem parecido ao do Brasil, mas no geral aqui eles incluem foto: https://europass.cedefop.europa.eu/sites/default/files/cv-example-1-es-es.pdf
Ola !!!!
Mnha esposa e espanhola e formada em odontologia aqui no Brasil e tenho dois filhos na universidade aqui no brasil e gostaria de saber se é possível ela exercer a odontologia de forma legal na espanha e se meus filhos espanhóis tem direito a frequentar /transferirem para uma universidade na espanha ?
Oi, Wagner! PAra atuar como dentista, ela teria que homologar seus estudos. Aqui você encontra mais informações: https://www.boe.es/diario_boe/txt.php?id=BOE-A-2008-12390. Se seus filhos têm a nacionalidade, eles podem frequentar a universidade na Espanha, mas o acesso depende de onde eles estudaram e não da nacionalidade. Recomendo conferir o site da universidade onde eles pretendem estudar para ver como funciona o trâmite de acesso, já que em cada uma ele muda.
Oii, eu precisava tirar algumas duvidas. Então, minha família é espanhola, logo eu tenho a nacionalidade, seria indicado mesmo assim eu fazer uma prova de proeficiência por eu nao ter nascido na Espanha? E quero me mudar para a Espanha no ano que vem, só que agora estou cursando direito em uma faculdade aqui no BR, voce sabe me dizer se tem algum modo de transferir? Agradecida, aguardo retorno.
Oi, Beatriz. Se você tem a nacionalidade, não precisa fazer a prova de proficiência. Há como transferir a faculdade, mas o processo pode ser meio burocrático e muita gente desiste e acaba começando de novo. O ideal é entrar no site da universidade que te interessa para ver os trâmites porque eles variam de uma universidade para outra. Abs
Oi Larissa!
Muito bom seu post. Não sei se você consegue me ajudar: vou com meu marido para Madrid. Ele vai passar uns dois meses a trabalho. Eu queria fazer um curso de espanhol. É mais em conta eu já ir com um curso ou chegar ai e me inscrever em algum?
Já estou vendo orçamento com duas escolas que você indicou, a EF e a Eforex.
Abraço
Oi, Adriana. Acredito que estando aqui talvez seja mais fácil você ir até a escola para obter informações, mas não sei se os preços seriam diferentes. Talvez valha a pena também levar em conta a questão da distância da sua casa x escola para não perder tanto tempo em deslocamento. Um abraço!
Olá!
Terminei o 12º com media de 17,2(10,11,12) anos. Fiz hoje o exame 2ª faze matematica, gostaria de saber se posso me candidatar ao curso de medicina na universidade de Santiago de Compostela Espanha, para frequentar o 1 ano 2017/2018? Em caso de poder o que é necessário fazer?.
Bjs Ines
Oi, Ines! Recomendo que você entre no site da universidade tanto para ver a nota de corte quanto para checar os métodos de acesso. Um abraço!
Oi Larissa, tudo bem? Tenho 18 anos e pretendo fazer um intercâmbio de 5 meses ano que vem para aprender espanhol. Lendo na internet fiquei com certo receio da Espanha por me terem dito que os espanhóis são muito fechados entre eles, e o meu objetivo é, de certa forma, imergir no meu intercâmbio. Neste caso, procuro uma cidade que seja mais acessível que Madrid/Barcelona e tenha muitos estudantes estrangeiros, incluindo em escolas de Espanhol e não apenas universidades. Qual cidade você me recomendaria? Obrigado!
Oi, Tobias. Pense que em um intercâmbio para aprender espanhol, a tendência maior é fazer amizades com estrangeiros, já que na escola os únicos espanhóis serão provavelmente os professores. Quanto a recomendar uma cidade, talvez Salamanca ou Alcalá de Henares sejam boas opções, mas em praticamente qualquer cidade grande você vai encontrar bastante oferta de escolas (Granada, Bilbao, Valencia). Abs
Olá Larissa, conhecendo seu site hoje. Muitas informações pertinentes, parabéns !!!!!!!!!
Poderia me tirar uma duvida? Estou buscando mestrado na espanha, mas me deparei com designacoes que eu nao entendi. Como máster universitario, profesional, academico. Qual é a diferença? Também vi uam espanhola dizer que depende se é mestrado para especializacao, para doutorado ou para exercer. Nao entendi nada kkk. Eu busco mestrado para trabalhar em organismos internacionais, qual seria a desigancao? Desde ja agradeço a atencao !!!!!
Oi, Mara. Normalmente, os máster acadêmicos são mais voltados para a carreira acadêmica e os profissionais ao mercado de trabalho. O que eu recomendaria é sempre pegar um “máster oficial”, porque esses são mais fáceis de serem homologados caso você volte ao Brasil depois.
Muitíssimo Obrigada !!!
Larissa, só mais uma dúvida, se possível. O que é “máster de investigación” ? É um máster que serve para docência (como o acadêmico) ou para trabalho (como o profesional)? Estava buscando informações, mas não encontrei. Obrigada, novamente.
Um máster de investigación é voltado à docência/área acadêmica. Abs
Olá, bom eu gostaria de fazer uma faculdade na espanha, sou brasileira e estou terminado o ensino médio agora. Você sabe me dizer os documentos necessários?
Thaise, os documentos e exigências variam de acordo com a universidade. Você deve entrar no site da universidade que te interessa para saber as exigências dela. Abs
E também se precisa pagar algo. Pois eu entrei em contato com a faculdade de la e eles só disseram que preciso ser fluente e fazer uma prova tipo o Enem aqui no brasil.
Sim, na Espanha mesmo as universidades públicas são pagas. Nesse post vocÊ encontra informações relacionadas aos valores: http://www.estoesmadridmadrid.com/2015/08/19/universidade-espanha/
Oi, Larissa
Me formei recentemente em pedagogia , e estou pensando em me mudar para palma de Maiorca ( Espanha ) e fazer o meu mestrado. Porém, fiquei sabendo que eu precisaria fale fluentemente a língua , se não eu não conseguiria entrar na mesma , procede?
Por um acaso , eu fosse pra lá aprendesse o espanhol em alguns meses eu poderia ingressar em alguma? Ou eu teria que voltar pro Brasil e resolver tudo novamente ?
Percebe-se que estou bastante perdida né ? Lá eu tenho amigos, porém , todos foram pra trabalhar , e em relação a faculdade eles sabem pouco .
Oi, Ana Carolina. Algumas universidades exigem que os estudantes estrangeiros (que não sejam de países onde o espanhol é o idioma oficial) tenham um diploma de espanhol. Em alguns casos pode ser o DELE (do Instituto Cervantes) e em outro vale qualquer certificado. Minha recomendação é que você consulte a universidade onde planeja estudar para saber quais são suas exigências específicas. Um abraço!
Bom dia,
Larissa, gostaria de saber se eu ainda graduando posso ir estudar na Espanha?, percebo que muitos que vão já terminaram o curso, eu ainda estou no meio do curso e gostaria muito de ir mora e estuda aí!
Oi, Danilo. Você pode dar continuidade à sua graduação aqui, mas para isso é necessário que haja vagas abertas (o que pode ser complicado). Além disso, a grade escolar costuma ser diferente, o que significa que você teria provavelmente teria que fazer mais matérias. Levando em conta essas duas coisas, se você ainda estiver bem no comecinho do curso, talvez valha mais a pena começar do zero. Abs
boa tarde,
eu tenho cidadania e passaporte espanhol, estou muita dificuldade de achar na internet informações sobre como poderia proceder para estudar em uma universidade espanhola nessas condições… Não sei qual seria o melhor caminho, se prestar vestibular lá como um cidadão normal, pedir transferência através da minha universidade aqui no brasil.
Agradeceria muito se você pudesse me dar alguma
orientação.
Oi, Anita
Tudo bem? O fato de ter o passaporte espanhol não influencia na forma de acesso à universidade. O que sim estabelece isso é onde você fez seus estudos. Pelo que entendi, você já começou a faculdade no Brasil, né? Nesse caso, você pode pedir a transferência e para isso você deve checar como a universidade que te interessa procede.
A mesma coisa acontece para quem vai começar a universidade agora vindo do Ensino Médio brasileiro: você deve entrar no site da universidade e ver como funciona. Antes havia uma prova única (uma espécie de ENEM para estrangeiros chamada PAU – Prueba de Acceso a la Universidad), mas ele já não é obrigatório, então cada universidade estipula seus métodos. Algumas delas adotaram esse aqui: http://portal.uned.es/portal/page?_pageid=93,55011208&_dad=portal&_schema=PORTAL
Caso você consiga descobrir algo mais conclusivo, seria ótimo! Já que o tema parece que está bem enrolado.
Boa sorte!
Um abraço,
Larissa
Oi Larissa, tudo bem?
Cheguei aqui por indicação de outro site e tô amando tua página! Muito organizada e fácil de encontrar tudo, super obrigada 🙂
A minha dúvida é a seguinte: tenho dupla nacionalidade (brasileira e espanhola) e estou concluindo o mestrado no Brasil. Estou começando a levantar informação sobre doutorado em Salamanca e vendo custo de vida, documentos, etc. Todas as listas de documentos pedem proficiência na língua espanhola, mas sendo cidadã espanhola, será que eu também preciso apresentar essa proficiência?
Já passei várias temporadas na terra do meu pai (Asturias) e falo espanhol bem, mas fico na dúvida se devo fazer a minha proficiência pra não passar aperreio.
Beijos
Oi, Helena! Tudo bem? Fiquei curiosa (e com vontade de agradecer) quem indicou meu blog. Se puder compartilhar comigo, te agradeço. No máster, conheci outra brasileira que tinha as duas nacionalidades e ela não precisou realizar a prova de proficiência. O que recomendo é dar uma estudada por conta própria para acompanhar bem as aulas, mas não há a obrigatoriedade da prova. Um abraço!
Olá eu sou dentista e tenho muito interesse em fazer mestrado em Madrid ou alguma outra cidade na Espanha, você poderia me ajudar? Como eu faço para saber a faculdade mais acessível e menos burocrática com documentação.
Oi, Virgínia. Não sei se há um site que reúna todas essas informações. Eu normalmente costumo olhar nos sites das universidades que me interessam. Um abraço!
Olá Larissa, eu comecei a olhar a possibilidade de fazer uma pós na Espanha, mas so encontro universidades com preços exorbitantes, será que você saberia me informar algumas opções que não sejam tão caras?
Oi, Taina. As privadas costumam ser bem mais caras que as públicas, mas em Madrid as públicas acabam saindo bem caras para estrangeiros, conforme expliquei nesse post: http://www.estoesmadridmadrid.com/2015/08/19/universidade-espanha/ Um abraço!
Oi, Larissa, estou interessada em um curso de mestrado de 1 ano na UCM em Estudos LGBTIQ+. Sabe como é para conseguir bolsa? Vc tem um contato para te fazer mais perguntas? obrigada!
Oi, Silvia! Aqui no blog tem vários posts sobre bolsas para estudantes brasileiros. São poucas aquelas para fazer o máster inteiro aqui. De qualquer forma, pode me mandar um email: estoesmadridmadrid@gmail.com Um abraço!
Olá, Me forme en ingenieria geologica y gané una beca en mi país y para dar continuidade a mis estudios necesito hacer la matrícula en una universidad para tener la carta de aceitacion. Yo quiero hacer la maestria en espanha y quisiera saber como puedo hacer la una matricula en una universidade para lograr tener esta carta.
Hola, Loide! Cada universidad tiene un proceso de selección distinto. Lo que te recomiendo es que eches un vistazo a la web de las universidades que te interesan para saber cómo funciona en cada una de ellas. ¡Un saludo!
Olá! Gostaria de tirar uma dúvida sobre seguro viagem. Estou indo para a Espanha em janeiro e pretendo procurar curso de idioma por lá mesmo. A dúvida é a seguinte: como não vou fazer a inscrição do curso daqui e nem sei ainda qual a duração do curso que vou escolher, por quanto tempo devo contratar o seguro viagem? Tem necessidade de renovar estando na Espanha como estudante? Desde já, obrigada!
Oi, Mariana! Tudo bem? Se você vem como turista e pretende solicitar o visto aqui, você pode fazer um seguro viagem para cobrir os 90 dias que você tem direito como turista ou então até o vencimento da sua passagem de volta (se tiver uma) e, ao solicitar aqui o visto de estudante, adquirir o seguro saúde de acordo com o tempo do seu curso. Não entendi muito bem sua segunda pergunta, mas durante o período que você estiver aqui como estudante, você precisa ter um seguro contratado. De qualquer forma, é sempre bom consultar um especialista para evitar problemas. Um abraço!