10 coisas para fazer em Madrid em novembro
Chegou novembro! Isso significa: dias mais curtos, tempo mais frio e muitas, MUITAS coisas legais acontecendo na cidade. Sei que os brasileiros costumamos gostar de calor, mas Madrid é uma cidade culturalmente e socialmente mais animada nos meses de frio, porque no verão o único que interessa as pessoas é estar nas terrazas tomando cerveja – e isso não é uma crítica, é simplesmente desfrutar do verão!
Mas chegou a hora de começar a curtir um tempo mais frio, com muitas atividades interessantes em Madrid! Por isso, selecionei 10 coisas para fazer em Madrid em novembro que são acessíveis e diferentes entre si, para que pelo menos uma delas se encaixe na sua programação.
Começou na semana passada o festival LeisGais Madrid, que reúne filmes de temática lésbica, gay, trans e bi, que acontece em vários espaços da cidade, como o Matadero, a Casa América. As entradas são gratuitas ou custam até 5 euros, dependendo do local de exibição. O evento rola até o dia 15 e inclui, além da apresentação de curtas e longas, palestras e eventos sobre cinema e sexualidade. Vai ter muita coisa legal!
Esse é um dos eventos mais interessantes de Madrid para quem está a fim de aprender, seja qual for o assunto, já que a programação inclui diversas áreas do conhecimento (como qualidade de vida, meio ambiente, sociedade da informação) em diferentes formatos (jornadas de portas abertas, palestras, filmes, exposições e oficinas).
Algumas das atividades são passeios por lugares emblemáticos de Madrid. A participação é gratuita, mas em alguns casos é preciso fazer reserva. Os eventos que mais me chamam a atenção são aqueles sobre a cidade e Comunidade de Madrid, como uma georuta para aprender os enigmas de Complutense ou uma volta pelo Paseo de Recoletos para aprender sobre mitologia. O evento acontece até o dia 15!
Esse é um clássico do outono madrilenho e a maioria das apresentações acontece em Conde Duque – algumas com entradas esgotadas. Mas como rolam shows quase todos os dias, com certeza dá para acompanhar pelo menos um deles. Os preços variam bastante – mas se você estiver sem grana e curtir jazz, dá para acompanhar o ciclo de cinem sobre esse estilo musical ou participar dos debates – ambos gratuitos!
Infelizmente não sou uma especialista, mas adoraria ver o show da Esperanza Spalding!
Fã de cinema e música? Esse é o festival perfeito pra você! O Cine Golem sedia entre os dias 06 e 08 a versão madrilenha do festival catalão In-Edit, que apresenta documentários de cantores, bandas e movimentos musicais. Serão exibidos 9 filmes em Madrid, um deles o tão falado sobre Nina Simone. As entradas custam 6 euros, mas há um pack promocional de 5 entradas pos 25€.
A Espanha é o país perfeito para quem gosta de vinhos e, para comemorar o Dia do Enoturismo, algumas vinícolas da Comunidad de Madrid abrem suas portas para que as pessoas conheçam seu processo de produção, sua história ou até mesmo participem de degustações ou almoços/jantares harmonizados com seus vinhos.
Os preços variam, mas atividades mais acessíveis custam entre 7 e 8 euros. Uma oportunidade ótima de conhecer os vinhos da região! O evento acontece entre os dias 06 e 08 de outubro. Eu ainda não estive em nenhuma Bodega, mas quem esteve na Real Cortijo, em Aranjuez, não se arrepende. Você pode ler sobre ela no blog do BLPM, do qual faço parte.
6- Novo Cine
Mais uma vez, o cinema brasileiro ganha as telas de Madrid. Entre os dias 12 e 22 de abril serão exibidos sete longas de ficção, cinco documentários (que fazem parte de um ciclo que homenageia Eduardo Coutinho) e será promovido um seminário acadêmico sobre o cinema brasileiro. Todas as atividades são gratuitas e no evento de abertura, que acontece no dia 12, às 20h, no Palacio de la Prensa, serão sorteadas duas passagens aéreas com destino a Salvador.
O festival acontece entre os dias 12 e 22 de novembro.
Sou super viciada em séries e é uma pena que esse festival aconteça justo quando estou em Madrid. Ele é formado basicamente por exibições de séries em salas de cinema, maratonas, conversas com atores e competições. O Festival de Séries acontece em Madrid entre os dias 13 e 15, mas a programação completa ainda não foi divulgada. Só se sabe que será gratuito, por isso há grandes possibilidades de filas de frikis (como são chamados por aqui).
8- Madreat
Um dos eventos que já se consolidou na cidade e se tornou uma das opções gastronômicas informais mais interessantes de Madrid, porque reúne comidinhas do mundo inteiro em charmosos food trucks. Para quem tem saudade de coxinha, pão de queijo e kibe, há até um foodtruck brasileiro, o MeRío, como contei nesse post! Mas se você prefere outra coisa, não faltam opções! A edição de novembro acontece excepcionalmente nos dias 28, 29 e 30 de novembro e muda de localização – ainda não foi divulgada!
9- Festival Eñe
Vir morar em Madrid me fez ter vontade de aprender muito mais não só sobre a cultura espanhola, mas latino-americana em geral, e a revista Eñe é um dos meus vícios por aqui. São revistas-livros com contos principalmente de autores hispânicos, de diferentes idades, países e abordagens. Entre os dia 20 e 21, o Círculos de Bellas Artes recebe o Festival Eñe, reunindo diversos escritores para bate-papos, homenagens e oficinal. O pacote básico (sem oficinas) custa só 15 euros. Vai ser incrível!
10- Clássico Madrid e Barcelona
Se você é louco por futebol, essa é a chance de ver um dos jogos mais disputados da Espanha, o clássico Madrid x Barça, no Santiago Bernabéu. O jogo acontece no dia 21 de novembro e as entradas só começam a ser vendidas ao público geral no dia 16 – se sobrarem depois da pré-venda para sócios-torcedores. Caso haja ingressos disponíveis, não espere gastar menos de 120, 150 euros! Se vale a pena? Quem ama futebol dirá que com certeza. Mas se você não tem grana ou não conseguiu ingresso, minha amiga Tati recomenda 5 bares em Madrid ótimos para ver partidas de futebol.
Escreva um comentário