Troca da Guarda Real de Madrid
Todo mundo conhece a Troca da Guarda de Londres, que é um verdadeiro must see para os turistas e aparece em todos os guias de viagem. Aqui em Madrid, também há a Troca da Guarda, mas ela não é tão popular e confesso que, apesar de saber que existia, eu esquecia completamente de vê-la. Por coincidência, estava passando perto do Palácio Real justo no dia em que ela acontece e decidi acompanhar.
O evento é oficialmente conhecido como Relevo Solene e acontece na primeira quarta-feira do mês, exceto em janeiro, agosto e setembro. O objetivo é manter uma tradição que acontecia diariamente no século XIX, quando a guarda servia aos reis Alfonso II e Alfonso III. O desfile começa às 12, mas é bom chegar cedo porque fica bem lotado.
É possível acompanhá-lo tanto da entrada principal do Palácio Real (em frente à Catedral), como na parte lateral do Palácio, em frente à Plaza Oriente. Em junho e julho é melhor passar bastante protetor, porque o calor nesse horário é intenso.
A apresentação dura cerca de 50 minutos e, ao final, há uma apresentação musical feita pela “Unidad de Música de la Guardia Real”.
Caso você não esteja em Madrid na primeira quarta-feira do mês e queira ver a Troca da Guarda, não se preocupe! Todas as quartas-feiras e sábados, com exceção dos meses de julho, agosto e na primeira quinzena de setembro, acontece uma apresentação um pouco menos “pomposa” na Puerta del Príncipe do Palacio. Começa às 11h e vai até as 14h.
Nos dois casos, o evento é gratuito e toda a informação oficial está disponível aqui.
Mas, cá entre nós, confesso que ainda acho muito estranho esse lance de morar em um país que é uma monarquia. O tema é polêmico, embora muitos espanhóis já defendam a república.
Nem sabia que havia tal “troca de guarda” mas sempre é bom saber.
Nunca assisti.
Concordo com voce. Deve ser realmente estranho morar em um país com sistema de monarquia.
Ilma, pois é! A troca da guarda não é muito conhecida nem entre os madrileños, mas acho que isso tem relação com o fato de que muitos espanhóis são contra a monarquia – enquanto na Inglaterra, de maneira geral, a família real continua sendo querida. Espero poder ver um dia uma Espanha republicana!