Bolero, as almôndegas mais ‘molonas’ de Madrid
Já faz um tempo que rola um buzz por conta do Bolero, um bar moderninho cuja especialidade são as almôndegas, sejam em tapas, em bocadillos (os famosos lanches espanhóis) ou acompanhadas de arroz ou batatas. Para quem não sabe, as almôndegas – que por aqui são conhecidas como albóndigas – são um clássico da gastronomia espanhola, aquele tipo de comida que as avós podem facilmente incluir no cardápio de domingo.
Mas, no Bolero, elas ganharam uma versão mais descolada que vale a pena provar. Não espere nada formal: não há mesas dentro, apenas duas barras; as almôndegas são servidas em caixinhas de papelão e o ambiente é bem informal e apertadinho, ao estilo NY; mas eu garanto que é uma delícia que você deve provar, mesmo se estiver só de passagem por aqui. Além disso, os preços são ótimos!
O grande diferencial do Bolero está na variedade de almôndegas que eles fazem: além da versão “de la abuela”, de carne de vaca, há também a versão de frango (chick & parm), de porco (oriental), vegan e especial, que vai mudando. Se você estiver só de passagem e não tiver fome, passe ali e tome uma caña e uma tapa, que você pode escolher, por 2,5€.
Mas se você estiver com fome, eu recomendo provar um bocadillo de almôndegas. O de frango é surpreendentemente delicioso, porque o molho é muito bom! O oriental é bem exótico, porque mistura sabores inesperados para uma almôndega: leite de côco e amendoim. Não provamos a vegetariana (quinoa, tofu, shitake y cebola caramelizada) porque somos super carnívoros, mas as opiniões que li na internet são positivas. Se quiser o lanche, você pode pedi-lo sozinho (4,5 ou 5,7, de acordo com o tamanho) ou acompanhado de batatas ou arroz (6,5 ou 8, também de acordo com o tamanho).
Também há a opção de pedir uma “ración de albóndigas”, ou seja, sem o pão, para comer de garfo. As raciones custam 6,5 € e são uma boa escolha se você vai entre amigos, assim pode pedir mais de uma e provar almôndegas diferentes. Todas são um pouco picantes, mas nós adoramos! Se a sua resistência for baixa, nem pense em colocar o picante adicional que eles têm e recomendam, rs.
Da última vez que fomos, achamos que as batatas (que são bem grossas) estavam um pouco cruas, mas o bocadillo estava muito bom. De sobremesa, há opções simples, como cookies e brownie com sorvete – provamos o último e achamos ok! O destaque fica mesmo para as almôndegas e para o atendimento, porque o pessoal é bem simpático e te dá a sensação de que os clientes já se tornaram amigos, porque estão sempre batendo papo com as meninas da barra ou com o cozinheiro.
O Bolero está na Calle de Las Conchas, 4, e está próximo entre as estações de metrô: Callao, Santo Domingo e Ópera.
PS. : O mais que recomendado blog espanhol “Con el morro fino”, especializado em gastronomia, indicou o Bolero como um dos lugares que você deve visitar nesse 2015 em um post sobre 26 pratos que você deve provar. Confiram!
PS2: Molonas, que dizer “legais”, “divertidas”, como eu comentei nesse post sobre gírias espanholas! 😉
Deu ainda mais vontade de conhecer Madrid 😀
Oi, Gabriela! Tenho certeza de que você vai curtir quando vier? Você tá indo morar na Holanda? Minha irmã mora lá 😉
Larissa, esse é o típico lugar que eu gosto de conhecer. A lista só cresce…
Valeu pela super dica. Bjos