Cinco lugares para fugir do frio em Madrid sem gastar nada!
(ATUALIZADO EM NOV/2016)
Depois de meses de calor tórrido, parece que o inverno não vai chegar nunca. Mas ele chega! E embora em Madrid não faça tanto frio quanto em outras partes da Europa, para um madrileño qualquer coisa abaixo dos 5 graus já significa sofrimento. E para quem é turista e acaba de chegar de um Brasil onde o sol não dá trégua, a adaptação ao clima pode representar um certo desafio.
Se esse é o seu caso, esse post é pra você! Aqui vão cinco dicas de lugares onde você pode fugir do frio e curtir uma oferta cultural bacana sem gastar NADA!
Fundación Telefónica
Esse centro cultural está em um dos edifícios mais emblemáticos da Gran Vía e é ponto de encontro das pessoas, já que está justo na saída da estação de metrô Gran Vía. As exposições que acontecem por lá costumam ser bem variadas, mas bastante interessantes, e sempre com entrada gratuita.
Mesmo que você não quiser ver as exposições, em alguns andares tem alguns bancos e dá para sentar e relaxar um pouco. No térreo, há uma cafeteria nova, que pode ser uma boa solução para quem precisa esquentar!
Metrô: Gran Vía. Horário: de terça a domingo, das 10 às 20h.
Matadero
O Matadero é o centro cultural mais bacana de Madrid, na minha modesta opinião. Não só tem uma programação ampla e variada, que inclui exposições e teatro, documentários e eventos de gastronomia ou design, mas pelo espaço em que está, que é o antigo matadouro de Madrid. Escrevi um post especial sobre o Matadero, que é um lugar ótimo para esses dias frios, porque dá para levar um livro e passar a tarde toda por lá. Existem espaços bem amplos, com algumas cadeiras de madeira, onde você pode sentar e esquecer da vida. E tem também uma espécie de sala de leitura, onde costuma ter alguns livros e jornais, onde você também perder a noção da hora.
Além disso, tem uma cantina muito bacana, e muitas exposições são abertas gratuitas. Mesmo que esteja frio, não deixe de dar uma volta por todo o Matadero porque vale a pena!
Metrô: Legazpi. Horário: de terça a sexta, das 16 às 21. Sábados, domingos e feriados, das 11 às 21h.
Centro Centro
O Centro Centro é um desses espaços que dá vontade de voltar sempre, porque além de estar em um dos edifícios mais bonitos e fotografados da Cidade, o Palácio de Cibeles, também conhecido como antiga sede dos Correios, tem um ambiente muito gostoso. A entrada ao edifício é gratuita e muitas exposições também. Há wi-fi, revistas, jornais. É só chegar e “se jogar” ou, se preferir, ver alguma das exposições gratuitas.
Metrô: Banco de Espanha. Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h.
La Casa Encendida
A Casa já foi tema de um post por aqui e é um dos meus lugares favoritos em Madrid. Posso confessar? Eu adoraria casar naquela terraza num fim de tarde com um pôr-do-sol daqueles que só Madrid pode oferecer. Mas, voltando ao que interessa, La Casa Encendida é um lugar perfeito para entrar, sentar, descansar, tomar um café e ver exposições bacanas, ou simplesmente sentar na pequena biblioteca para ler revistas importadas (é obrigatório fazer a carteirinha, mas você pode fazer na hora). As exposições costumam ser ótimas e gratuitas. Também rolam muitas palestras bacanas, ou gratuitas ou bem acessíveis, sempre sobre temas relacionados a cultura, sociedade ou meio ambiente.
Metrô: Embajadores ou Lavapiés. Horário: aberta todos os dias (exceto feriados), das 10 às 22h.
La Tabacalera
A Tabacalera, onde antes funcionava uma antiga fábrica de tabaco, se divide em duas áreas. Uma delas é um centro autoadministrado e muito aberto à participação pública, tanto nas atividades que já estão programadas como para sugerir programas e participar efetivamente de tudo que acontece por lá. E a variedade é enorme: há palestras, oficinas para adultos e crianças, feiras solidárias, exibição de filmes… você pode ver a agenda no site deles.
Já a outra parte é administrada pelo Ministério da Cultura e costuma ter exposições bem interessantes.
Se não estiver tão frio, aproveite para apreciar todos os grafites da fachada, que são incríveis.
Metrô: Embajadores
E aí, será que deu pra esquentar?
Que boas ideias!
Obrigada, Cris! Nesse frio, tem que se virar, né?
Adoooro a Tabacalera, mas infelizmente neste momento está fechada 🙁 estou à espera que a abram para voltar lá…
Acabei de ver que está fechada, mas ainda bem que parece que é por pouco tempo.
Sim… Segundo as minhas fontes deve abrir nas próximas semanas 😀 eu também estou à espera, quero participar nos mercadillos de domingo para vender as minhas peças de bijuteria 🙂
Actualização sobre a Tabacalera: estive lá ontem (a ajudar a limpa o pátio interior) e vai ficar fechada pelo menos até ao início de Março 🙁 Estão a fazer obras lá dentro, que tiveram um problemas com as tubagens de água e as paredes…
Ótimas dicas, quero muito voltar e ir no Matadero, quando estive aí acabei esquecendo 🙁
beijoss
Thalita, vai ter que voltar porque o Matadero é demais!
Adorei a listinha!!
Eu tenho um amor crescente pelo Matadero. Cada vez que vou ficar mais apaixonada!
Eu também!
5 graus é pra andar de bermuda e camiseta. Chega de 30 graus (kkk). Outra alternativa é comprar uma garrafa de Fundador e beber. Esquenta que é uma beleza. kkkkkk
Hahahhaha! O que incomoda mesmo é chuva, como temos tido nos últimos dias. Ainda bem que isso é incomum por aqui! Já os espanhóis, para esquentar, preferem rum! 😉