Série de posts especiais sobre “Morar em Madrid”
As respostas para a pergunta “quero morar na Espanha, o que faço?” são as mais variadas possíveis. Não há uma receita de sucesso que garanta que a sua experiência (ou a de qualquer pessoa) vai dar certo.
Para mim, o que é fundamental é que antes de colocar na cabeça a ideia de “quero morar na Espanha”, é importante se perguntar: “por quê?”, “o que eu quero fazer lá: estudar, trabalhar, passear?”, “eu posso fazer isso: tenho condições financeiras, emocionais, apoio, tempo?”, “por que a Espanha ou Madrid?” “Que benefícios profissionais ou pessoais eu espero ter com essa experiência”.
Claro que tem gente com espírito aventureiro que coloca as malas nas costas sem saber aonde vai ou quando volta, mas para a maioria das pessoas é necessário planejamento. O primeiro passo para morar em outra cidade ou país deve ser o desejo – mas essa não pode ser a única motivação, porque senão há grandes chances de voltar para casa frustrado, sem grana e sem ter aprendido nada. Viver fora é incrível, mas é igualmente difícil: há muita burocracia, há preconceito, desafios com o idioma, choque cultural…
Por isso, essa série de posts especiais que começa nesta semana é voltada para quem deseja vir morar na Espanha, mas já tem objetivos mais claros. As dicas serão práticas, diretas e baseadas nas experiências que eu tive ao chegar aqui e as de outros brasileiros que conheci por aqui.
Espero que eles ajudem você nesse processo! Então, vamos à lista de posts (não vão aparecer necessariamente na mesma ordem):
– Quero estudar em Madrid: o que é exigido para fazer pós-graduação? Como me inscrever? Preciso ter espanhol fluente?
– Quais são as melhores universidades na Espanha? Quais são os prós e contras de estudar na Espanha?
– É caro fazer uma pós na Espanha?
– Fui aprovado em uma pós-graduação. O que eu faço?
– Ciências Sem Fronteiras em Madrid e universidades parceiras.
– Sistema educacional espanhol e as diferenças em relação ao Brasil.
– MBA na Espanha. Por quê?
– Visto de estudante: em que casos ele é exigido? Como obter o visto?
– Serei estudante na Espanha. Posso trabalhar?
– Quero trabalhar na Espanha. O que eu faço?
Acompanhe os posts, mande suas dúvidas, comente, participe! 🙂
Escreva um comentário