Picasso em Madrid
Hoje se completam 41 anos da morte de Pablo Picasso, um dos maiores artistas espanhóis. Apesar de ser de Málaga, Picasso deixou suas marcas – e algumas de suas grandes obras – em Madrid.
Na primeira vez que estive aqui, uma das minhas paradas turísticas foi no Museo Reina Sofía, porque eu queria MUITO ver Guernica de perto. E foi muito mais emocionante do que eu pensava! O quadro é enorme e cheio de detalhes e não há um momento em que a sala dedicada somente a ele está vazia. Todo mundo fica ali parado uns bons minutos apreciando Guernica.
Quando vim morar aqui, eu fui algumas vezes ao Reina Sofía para ver essa e outras obras de Picasso. Mas era sempre Guernica que chamava a atenção. Então, fuçando nos papéis que distribuem no museu (eu sou viciada em papéis que distribuem em qualquer lugar, vale até os de promoção!), eu descobri que o Reina Sofía promove uma visita comentada a Guernica, disponível em inglês e espanhol.
E o que é? Simples: um dos funcionários do museu acompanha um grupo de até 20 pessoas e explica por que e como Guernica se tornou esse ícone e vai apontando alguns dos seus aspectos mais interessantes, o contexto histórico, social e cultural. O encontro dura 40 minutos e faz qualquer um ver a obra com outros olhos.
O melhor? A atividade é gratuita desde que você já tenha entrada para o museu e pode ser feita em espanhol e inglês. Para quem prefere fazer a visita guiada em inglês basta comparecer ao ponto de encontro dentro do próprio museu um pouco antes do horário em que o evento acontece, que são os seguintes: às quinta-feiras, às 17h, e às sextas, às 1130h.
Já para quem prefere fazer a visita guiada à obra em espanhol é preciso se inscrever meia hora antes no ponto de encontro. As visitas em espanhol acontecem aos sábados às 17h e aos domingos às 11h30.
Além de Guernica, o Reina Sofía tem várias outras obras de Picasso.
Escreva um comentário