Onde encontrar – pastel em Madrid
ATUALIZAÇÃO OUT/2016: O Trigo de Oro fechou definitivamente suas portas.
Quando cheguei à Espanha, perdi uns cinco quilos como resultado de muitas caminhadas e de não ter mais a comidinha da vovó. Comer a minha comida era triste!! Além disso, apesar de adorar a gastronomia espanhola, sentia muita falta da comida brasileira e como eu sou péssima na cozinha, nunca tinha me arriscado sequer a fazer feijão.
Mas depois de alguns meses, a vontade absurda de comer as coisas típicas do Brasil passou. Mas quando recebi um e-mail de uma leitora do blog perguntando onde encontrar pastel em Madrid, a vontade reapareceu e eu comecei a procurar loucamente o pastel, sonhando com um pacote que incluísse a feira e caldo de cana, rs!
E o resultado foi: há pastel em Madrid! E não só de carne, mas também de palmito e frango com catupiry. A má notícia é que não tem caldo de cana!
Onde? Na Trigo de Oro, uma cafeteria brasileira, com donos brasileiros e uma cozinheira de “belorizonte, uai”. Confesso que o pastel da feira é mais gostoso, mais recheado e maior. Mas a vantagem do que encontrei aqui é que ele é bem sequinho. Um ponto negativo (pra mim) é que passaram um pouco de canela por fora, o que eu nunca tinha provado em pastel salgado no Brasil. E o catupiry não é 100% catupiry – ou então eu já esqueci como é exatamente o gosto de catupiry, rs!
Vale a pena para matar a vontade, mas sem criar muitas expectativas. E se o pastel não é grande o suficiente para matar a fome, há várias outras opções de “salgados” típicos brasileiros, como coxinha, pão de queijo, empadinha e kibe. O kibe é MUITO BOM!!! Os preços são médios: o pastel e a coxinha de frango com catupiry custam 2,5, e o kibe custa 2.
Já para quem gosta de doce, recomendo muito. Eles têm uma variedade enorme, que vai de quindim a brigadeiro, de bicho-de-pé (uma delícia) a bolo de milho. Digamos que o “prato do chef” são as frutas com chocolate. Provamos o morango e estava muito bom!
Serviços
Se você preferir, eles também vendem salgados congelados para fritar/assar em casa e também aceitam encomendas para eventos, tanto de salgados, como doce, incluindo bolo de aniversário. Bateu uma saudade das festas de aniversário dos anos 1990 em que minha mãe encomendava essas coisas!!!
Na própria cafeteria, eles também vendem alguns produtos brasileiros, como café, preparado para pão de queijo, guaraná, etc.
E também tem delivery, por 5 euros, dentro de Madrid.
Resumindo: vale a pena dar uma passadinha, especialmente para quem vai ao Matadero, porque está ao lado.
Onde: Cafeteria Trigo de Oro
Paseo de las Delicias, 113 (metrô Legazpi)
As fotos são do Facebook deles, exceto a foto abaixo, que foi enviada justamente pela leitora que perguntou sobre o pastel!
Massa para pastel
Para quem está buscando massa de pastel para rechear em casa, ainda não encontrei por aqui. Digamos que existe uma versão espanhola do pastel que são as empanadillas, uma versão mini. Não é exatamente igual, mas lembra um pouquinho. Nos mercados, se vende massa para empanadilla, mas ainda não testei para ver se fica igual.
Me pergunto porque mesmo que não fui com vocês??? Porque???
Que vontade e que vontade agora …
bjo
Quando você quiser/puder, nós voltamos! Mas confesso que fizemos kibe em casa e não ficou devendo nada! Mas pastel eu não arrisco, rs!
Beijo
Faço pastel de queijo direto com a massa La Cocinera!! Esles tem uma versão mini e uma versão grande, que fica melhor para o pastel. Aqui só tem que tomar cuidado com o azeite, porque se vc usar um azeite muito forte o resto dos sabores morrem.
Paula, eu sou péssima na cozinha, mas passarei suas dicas ao Juan, que é o cozinheiro oficial da casa. Você usa que queijo?
Eu uso uma mistura de queijos que ja vem ralado. Nao ralado de pizza, mas um ralado grande, de queijo para derreter. Nao me lembro a marcar… Acho que nao ajudei muito hahhaa
Já sei qual é!!! Vou tentar e te conto! 😀
O TRIGO DE ORO CERRO SUS PUERTAS. PASÉ POR AHI HACE UNA SEMANA Y HABIA UN CARTEL DICIENDO QUE HABIAN CERRADO. ESTAVA TODO MUY RICO
Ana, é verdade! Acabei de olhar o facebook deles e fechou mesmo, que pena! Vou atualizar o post, obrigada por avisar!
Ja fui a uns anos, pessimo. Pastel de verdade é no mercado municipal porta bonita em carabanchel. Na cafeteria break coffee da fabiane. Melhor pastel de madrid. Esse teigo de oro fui e massa nao era boa, o recheuo tampoco e encima me han traido el que no era despues de esperar 20 minutos (no habia nadie mas alli)
Oi, Mario. Não sei se você viu, mas abro o texto informando que esse estabelecimento fechou há dois anos (em outubro de 2016). Um abraço!