Natal e Ano Novo longe de “casa”
Chega o final de ano e todo mundo no facebook começa a falar sobre os planos do Natal com a família e o Ano Novo na praia com os amigos e, por aqui, a situação não é diferente: quase todo mundo viaja para sua cidade de origem (já que em Madrid tem muita gente que é de outras regiões da Espanha) para estar com a família nessas datas.
E você pensa no Natal “em casa”. O problema é que “casa”, depois de dois anos e alguns meses longe, não significa mais a mesma coisa. Aliás, é bem difícil para mim definir casa neste momento. Claro, a casa é aquele lugar para onde já vai no mínimo para dormir à noite e onde estão nossos pertences, mas vai muito além disso.
E acho que nessa época do ano o termo “casa” ganha um significado diferente. É aquele monte de tradições para as quais você não ligava muito. É o pernil, é o stress dos dias anteriores procurando presentes em shoppings lotados, com pessoas irritadas brigando por vaga no estacionamento, é o trânsito danado para ir pra praia e levar 3 vezes mais tempo do que o normal. É a decoração dos shoppings e da Paulista com neve falsa quando faz um calor de 32 graus. É ouvir a música da Simone e querer correr – ou o jingle da Globo, dá na mesma.
Mas confesso que isso faz falta! Porque é estranho nessas datas não ter tudo aquilo que parecia normal, não ter as musiquinhas de Natal de sempre, não ir comprar roupa nova branca para usar na praia e ter sorte. É ainda mais estranho esperar o dia 06 de janeiro para entregar e comprar presentes (día de Reyes)…
Dá saudade? Dá muita!!! Mas morar longe tem dessas coisas e a verdade é que, embora o primeiro ano longe seja difícil, os outros costumam ser mais fáceis. E já que estamos aqui o jeito é aproveitar e aprender as tradições espanholas nessas festas. E embora a saudade seja enorme e aperte ainda mais nessas datas, eu tenho que confessar que estou feliz da vida de poder passar mais um Natal e um Ano Novo aqui com minha família espanhola. Ah, e vai ter jamón, o que já garante boa parte da festa! 🙂
Feliz Navidad, guapas y guapos!
Escreva um comentário