Festas do Orgulho LGTB
Quando se fala em Festa do Orgulho LGTB na Europa (mais conhecida como Festa do Orgulho Gay), Madrid é uma das cidades que mais se destacam. Além de ter sido eleita melhor destino gay em 2009 e 2010, a cidade foi eleita para celebrar o World Pride 2017, que nada mais é do que A principal festa do orgulho LGTB do mundo. Isso porque Madrid é uma cidade gay friendly: além de tratar e receber os turistas com respeito, tem um cenário gay muito forte.
Para quem não sabe, o bairro de Chueca concentra vários bares e baladas gays e hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos recebem esse público de braços abertos – muitos deles com a tradicional bandeira do arco-íris na fachada. Apesar de tudo isso se concentrar em Chueca, nunca vi nenhum ato homofóbico na cidade e é bem comum ver casais de meninos e meninas de mãos dadas ou trocando abraços e beijos.
Anualmente Madrid celebra as Festas do Orgullo LGTB, que acontecem normalmente em julho e reúnem diversas atividades, desde festival de cinema e fotografia até teatro para crianças, de discussões a festas e shows. Mas o grande ápice mesmo fica por conta da “Parada”, ou seja, o desfile que tem carros alegóricos, música e tudo mais – mas muito mais do que um dia de diversão, é um dia de exigir direitos e igualdade e, por isso, aqui o evento é chamado de manifestação.
A manifestação acontece neste sábado, dia 06, com o lema “Jovens sem Armário”, e o objetivo é reunir mais de 1,3 milhão de pessoas. O percurso tem início em Atocha, às 18h, e segue até a Puerta de Alcalá, cruzando todo o Paseo del Prado.
A programação completa do evento está aqui. Nos vemos lá!
– Ps. Quem tiver dica de balada gay em Madrid, me avise!
Escreva um comentário