Por que eu escolhi Madrid?
Outro dia, recebi um email de um brasileiro que virá fazer um intercâmbio na Espanha e me pedia para comparar Madrid e outra cidade espanhola porque ele estava em dúvida sobre qual escolher. Nesse caso específico, eu nem conhecia a cidade que ele me perguntava, então era impossível comparar, mas no geral eu não gosto mesmo de fazer comparações desse tipo porque acho que não existe uma cidade perfeita.
Moro em Madrid e amo essa cidade, mas também conheço gente que veio para cá e não gostou ou não se adaptou. Por isso, não posso dizer que Madrid ou Barcelona ou Valencia é a melhor cidade da Espanha, porque isso vai depender muito mais de você, do seu perfil e do que você está procurando.
Mas decidi escrever esse texto para falar porque escolhi morar em Madrid e quais são, na minha opinião, os diferenciais dessa cidade na hora de fazer a escolha tão importante da cidade onde morar.
Em primeiro lugar, eu venho de uma cidade grande e gosto muito de cidade grande. Não sou uma pessoa muito fã da natureza e não gosto de lugares muito pacatos (para morar), então eu sempre soube que teria que escolher uma metrópole.
Outro ponto importante para mim é que fosse um lugar fácil de chegar e sair, porque isso facilitaria na hora de receber visitas. E Madrid tem a vantagem de ter voos diretos para SP tanto pela TAM, como pela Iberia. Além disso, daqui eu posso ir para qualquer parte da Europa sem ter que fazer conexões.
Como eu vim estudar, era fundamental que a cidade escolhida tivesse grandes e boas universidades. Além disso, era importante que o idioma falado em sala de aula fosse o espanhol porque eu não sei nenhum outro idioma oficial do país. Caso você pense em vir para estudar, confirme com a faculdade se as aulas são em espanhol ou no idioma falado na Comunidade Autônoma, como é o caso do catalão na Catalunha.
O clima era outro aspecto importante, embora não determinante. Eu nem sonhava que em Madrid fazia tanto calor no verão, mas já tinha vindo no inverno e sabia que o frio não era tão rigoroso quanto no norte da Europa. Como eu também não curto calor intenso, eu sei que seria difícil sobreviver ao verão da Andaluzia, por exemplo, onde as temperaturas podem chegar aos 45 em agosto.
Além disso, eu sempre valorizei muito a vida cultural de uma cidade. Como amo shows e festivais, eu queria estar em um lugar onde eu tivesse acesso a isso sem precisar viajar e em Madrid definitivamente encontrei – embora Barcelona seja ainda melhor nesse sentido. Eu sempre pensei em morar em um lugar que tivesse uma vida cultural intensa e acessível e em Madrid há sempre muita coisa rolando, incluindo atividades gratuitas ou bem baratas.
Quando vim morar em Madrid, nem sonhava em ficar aqui definitivamente, mas quem vem e pensa em ficar e trabalhar, é importante ver onde há mais ofertas na sua área de atuação. Normalmente elas estão nas grandes cidades, como acontece em todos os lugares; mas sempre há especificidades da profissão.
Para resumir, eu procurava uma cidade grande, com boas universidades, que falasse espanhol, com vida cultural intensa e de fácil acesso. Escolhi Madrid e não me arrependo! Mas, como disse lá em cima, essa pode não ser a cidade ideal para o seu perfil se você, por exemplo, adora surfar; ou se prefere a tranquilidade do campo ou uma cidade pequena onde todo mundo se conhece. E ressalto também que Madrid é a maior cidade da Espanha, mas está longe de ser uma megalópole…
Se você mora em outra cidade da Espanha e quer compartilhar sua opinião sobre as vantagens e desvantagens da sua cidade, eu vou adorar saber mais. Acho difícil trocar, mas nunca se sabe, rs!
Oi Larissa, adorei seu bolg. Sou jornalista formada em 2009, pela Estácio-FIB e pós-graduada em Jornalismo Científico e Tecnológico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tenho dupla cidadania espanhola, certidão de nascimento e passaporte espanhol e estou desejando ir morar na Espanha, mas especificamente em Madrid. Ao pesquisar no google, achei seu blog e escrevi um e-mail com algumas duvidas, para o endereço disponível em contatos. Espero ter retorno. E quem sabe, te encontrar quando chegar por ai. Abraços, Elena Martinez.
Oi, Elena! Pode deixar que responderei seu email! Obrigada pelo carinho e sorte no processo.
Oi Larissa, vou com a minha família visitar a Espanha, após voltar de Paris, em julho. Estamos na dúvida se ficamos os 4 dias em Madri, ou ficamos 2 em Madri e 2 em Barcelona. A hospedagem em qual das duas cidades é mais barata? E qual bairro é bem localizado em Madri?
Oi, Gislaine. Se você está com crianças, eu recomendaria 4 dias na mesma cidade porque senão fica bem cansativo. Ou, caso você deseje visitar as duas, recomendaria apenas se fosse dois dias inteiros em um lugar, com deslocamento no 3º dia, e outros dois dias inteiros no segundo lugar, ou seja, não contar esse dia de deslocamento. Praticamente qualquer bairro na região central é bom, depende um pouco do seu perfil. A região do Retiro/Atocha é uma boa opção de hospedagem para famílias. Aqui você tem um pouco do perfil dos bairros: http://www.estoesmadridmadrid.com/2015/06/19/melhores-bairros-para-morar-em-madrid/
Olá,
Gostei de todos os detalhes, super válido, enfim, a minha pergunta é a seguinte:
Galicia, me conte sobre a Galícia, a terra de minhas origens.
Cristina, ainda não fui à Galícia ainda, por isso não posso falar sobre a região. Mas você encontra um guest post aqui: http://www.estoesmadridmadrid.com/2016/03/09/morar-na-galicia/ Abs
Olá Larissa, fui a Madri em Julho/2016 e adorei. Ficamos próximos do Estádio do Real Madri, adoramos a Primark, fizemos compras ótimas lá. Um abraço e ótimo blog.
Oi, Gislaine! Que bom que vocês curtiram… espero que voltem! Um abraço!
Estou amando seus posts, Larissa. Moramos ha 4 anos na Inglaterra, mas estamos querendo ir pra algum lugar mais ensolarado, acolhedor como ai =)
Sera que vc poderia fazer algum post sobre como e Madrid com filhos? Nao tenho achado nada sobre isso. Ficaria muito feliz!
Obrigada e continue assim! Um abraco!
Oi, Bruna! Fico feliz que você esteja curtindo o blog. Não falo sobre Madrid com crianças porque não tenho filhos, mas recomendo esses 3 blogs: http://www.viajandocombebe.com/ , http://www.rumoamadrid.com.br/site/ e http://www.melamilpelomundo.com/ Abs e sorte!
Boa tarde Larissa,
Tenho uma dúvida em relação ao visto de estudante, nesse visto é possível trabalhar apenas em estágios né? dá pra sobreviver com o valor dos estágios, ou na Espanha é possível encontrar alguns “bicos” como aqui no Brasil?
Aguardo sua resposta 😀
Andressa, falei sobre estágios aqui: http://www.estoesmadridmadrid.com/2014/07/08/sou-estudante-em-madrid-posso-trabalhar/ Infelizmente, é difícil conseguir bicos porque o índice de desemprego ainda é alto, então os negócios preferem sempre contratar alguém que tenha um visto de trabalho ou seja espanhol. Abs